ECT promove curso de Introdução a Competições de Programação

O curso de extensão na área de tecnologia e produção será ministrado em dois dias e no formato remoto.

Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 15 de fevereiro de 2022

Nos dias 22 e 23 de fevereiro terá início o Curso de Extensão da Escola de Ciências e Tecnologia, Introdução a Competições de Programação. Coordenado pelos professores Sérgio Queiroz e Carlos Prolo, o curso terá ainda a colaboração do docente Rafael Gomes e dos discentes Paulo Augusto e João Victor, que atuarão como ministrantes do curso.

Segundo o coordenador Sérgio, assim como existem várias competições científicas para os alunos do ensino médio e fundamental, a Maratona de Programação é uma competição científica voltada especificamente para os alunos universitários. Isso porque essas competições de programação oferecem uma oportunidade para os programadores mostrarem o seu talento e também para chamarem a atenção de empresas de TI, que costumam convidar pessoas que se destacam nessas competições para entrevistas de estágio/emprego.

Além disso, o coordenador ainda conta que a maratona acontece todo ano justamente para estimular a participação dos alunos, e os que participaram do curso nos anos anteriores relatam como gostaram da experiência, daí a motivação do curso de extensão acontecer frequentemente também.

“Alguns continuam estudando, depois do curso, assuntos relacionados à Maratona, e é isso que queremos, pois uma das maneiras de continuar os estudos para a Maratona é cursando disciplinas preparatórias, por exemplo. Várias universidades oferecem alguma disciplina nesse sentido e, na UFRN, nós temos a disciplina de Treinamento para Competições de Programação, que é ofertada pela ECT e pelo DIMAp (Departamento de Informática e Matemática Aplicada)”, comenta Sérgio.

A ação ocorrerá na modalidade remota, através das plataformas Google Meet e Zoom, e abordará os problemas existentes em sites como o LeetCode (https://leetcode.com/) e o VirtualJudege (https://vjudge.net/).

As inscrições para o curso serão limitadas em até 30 vagas e estima-se que o público-alvo da ação sejam os discentes dos bacharelados de Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software e das engenharias restantes, especialmente de Computação e Elétrica, e os demais discentes de cursos relacionados a computação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

A programação prevista para o curso é:

 Dia 1 – 22/02:

09h00-09h30: Introdução a Competições de Programação

09h30-12h00: Problemas introdutórios

12h00-14h00: Intervalo

14h00-17h00: Noções de complexidade de algoritmos

Dia 2 – 23/02:

09h00-09h30: Dúvidas do dia anterior

09h30-12h00: Ordenação

11h00-12h00: Introdução a Estruturas de Dados

12h00-14h00: Intervalo

14h00-17h00: Estruturas de Dados

Acesse aqui para realizar a sua inscrição.


Disponibilizado edital para eleição de representação estudantil para os conselhos deliberativos da ECT

Foi publicado hoje, 24, edital com as normas internas para eleição dos representantes estudantis para os conselhos deliberativos da Escola de Ciências e Tecnologia. São quatro vagas para os titulares e seus respectivos suplentes no Conselho da Escola de Ciências e Tecnologia (CONECT), entre os alunos de cursos da graduação e pós-graduação vinculados à ECT. […]

Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da ECT está de sala nova

Tomar decisões quanto ao caminho profissional que deseja seguir, organizar uma rotina de estudos entre outras habilidades necessárias aos estudantes, principalmente da graduação, pode não ser uma tarefa tão fácil a princípio. Nesse sentido, o Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da Escola de Ciências e Tecnologia (SPEE/ECT), atua nessas demandas, auxiliando os alunos no […]