ECT promove curso de Introdução a Competições de Programação

O curso de extensão na área de tecnologia e produção será ministrado em dois dias e no formato remoto.
Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 15 de fevereiro de 2022

Nos dias 22 e 23 de fevereiro terá início o Curso de Extensão da Escola de Ciências e Tecnologia, Introdução a Competições de Programação. Coordenado pelos professores Sérgio Queiroz e Carlos Prolo, o curso terá ainda a colaboração do docente Rafael Gomes e dos discentes Paulo Augusto e João Victor, que atuarão como ministrantes do curso.

Segundo o coordenador Sérgio, assim como existem várias competições científicas para os alunos do ensino médio e fundamental, a Maratona de Programação é uma competição científica voltada especificamente para os alunos universitários. Isso porque essas competições de programação oferecem uma oportunidade para os programadores mostrarem o seu talento e também para chamarem a atenção de empresas de TI, que costumam convidar pessoas que se destacam nessas competições para entrevistas de estágio/emprego.

Além disso, o coordenador ainda conta que a maratona acontece todo ano justamente para estimular a participação dos alunos, e os que participaram do curso nos anos anteriores relatam como gostaram da experiência, daí a motivação do curso de extensão acontecer frequentemente também.

“Alguns continuam estudando, depois do curso, assuntos relacionados à Maratona, e é isso que queremos, pois uma das maneiras de continuar os estudos para a Maratona é cursando disciplinas preparatórias, por exemplo. Várias universidades oferecem alguma disciplina nesse sentido e, na UFRN, nós temos a disciplina de Treinamento para Competições de Programação, que é ofertada pela ECT e pelo DIMAp (Departamento de Informática e Matemática Aplicada)”, comenta Sérgio.

A ação ocorrerá na modalidade remota, através das plataformas Google Meet e Zoom, e abordará os problemas existentes em sites como o LeetCode (https://leetcode.com/) e o VirtualJudege (https://vjudge.net/).

As inscrições para o curso serão limitadas em até 30 vagas e estima-se que o público-alvo da ação sejam os discentes dos bacharelados de Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software e das engenharias restantes, especialmente de Computação e Elétrica, e os demais discentes de cursos relacionados a computação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

A programação prevista para o curso é:

Dia 1 – 22/02:

09h00-09h30: Introdução a Competições de Programação

09h30-12h00: Problemas introdutórios

12h00-14h00: Intervalo

14h00-17h00: Noções de complexidade de algoritmos

Dia 2 – 23/02:

09h00-09h30: Dúvidas do dia anterior

09h30-12h00: Ordenação

11h00-12h00: Introdução a Estruturas de Dados

12h00-14h00: Intervalo

14h00-17h00: Estruturas de Dados

Acesse aqui para realizar a sua inscrição.