ECT promove Escola de Divulgação Científica em Astronomia em março

Com palestras sobre o ciclo de vida das estrelas e estudos sobre a luz emitida por elas, o colóquio visa levar conhecimento para quem se interessa pela área.

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 11 de março de 2022

Quem nunca olhou para o céu e foi tomado pela curiosidade de entender o universo em todos os seus fenômenos e mistérios? Aqueles que têm interesse em conhecer melhor as estrelas terá a oportunidade de saber mais sobre a ciência que se encarrega de estudá-las durante a Escola de Divulgação Científica em Astronomia, que ocorre nos próximos dias 21 e 23 de março. O colóquio é coordenado pelo professor Francisco Edson da Silva, doutor em Física (Cosmologia)  e conta com duas palestras online, realizadas via Google Meet. 

Segundo Edson, que dá aulas de Matemática no curso de Bacharelado em Tecnologia, o principal objetivo do evento é levar o conhecimento científico da Astronomia para quem tem interesse em saber mais sobre a área, mas não faz parte dela ou se dedica a estudá-la. “Muitas pessoas tem fascínio e curiosidade pelos astros, mesmo sem estudarem ou trabalharem na área de Astronomia. Quero que os participantes entendam, sem precisar fazer nenhuma conta, como determinamos a composição e a velocidade de uma estrela ou galáxia mesmo que estejam muito distantes de nós e também que saibam o que acontece com uma estrela desde que ela se forma até que pare de brilhar no céu”, explica o professor. 

Tendo como tema, resumidamente, “Estrelas: o que sabemos sobre elas e como sabemos”, a ideia do evento é mostrar um pouco sobre como o estudo da luz emitida pelas estrelas ajuda os astrônomos a inferir informações sobre os astros e o universo. Assuntos como o ciclo de vida das estrelas, espectroscopia e o efeito Doppler serão tratados durante as duas palestras, que terão em média uma hora e meia de duração cada, além de 30 minutos para uma sessão de perguntas e respostas. Ambas ministradas pelo professor Edson. 

Os encontros seguem a seguinte programação:

  • A Espectroscopia e a observação do Universo: no dia 21 de março, às 19h30min.
  • Vida e Morte das Estrelas: das nuvens interestelares aos buracos-negros: no dia 23 de março, às 19h30min.

O número de vagas para a Escola de Divulgação Científica em Astronomia é limitado a 99 pessoas e até a publicação desta matéria, 70% já haviam sido preenchidas. As inscrições podem ser realizadas pelo SIGAA, na página do evento através deste link, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.