ECT promove Escola de Divulgação Científica em Astronomia em março

Com palestras sobre o ciclo de vida das estrelas e estudos sobre a luz emitida por elas, o colóquio visa levar conhecimento para quem se interessa pela área.

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 11 de março de 2022

Quem nunca olhou para o céu e foi tomado pela curiosidade de entender o universo em todos os seus fenômenos e mistérios? Aqueles que têm interesse em conhecer melhor as estrelas terá a oportunidade de saber mais sobre a ciência que se encarrega de estudá-las durante a Escola de Divulgação Científica em Astronomia, que ocorre nos próximos dias 21 e 23 de março. O colóquio é coordenado pelo professor Francisco Edson da Silva, doutor em Física (Cosmologia)  e conta com duas palestras online, realizadas via Google Meet. 

Segundo Edson, que dá aulas de Matemática no curso de Bacharelado em Tecnologia, o principal objetivo do evento é levar o conhecimento científico da Astronomia para quem tem interesse em saber mais sobre a área, mas não faz parte dela ou se dedica a estudá-la. “Muitas pessoas tem fascínio e curiosidade pelos astros, mesmo sem estudarem ou trabalharem na área de Astronomia. Quero que os participantes entendam, sem precisar fazer nenhuma conta, como determinamos a composição e a velocidade de uma estrela ou galáxia mesmo que estejam muito distantes de nós e também que saibam o que acontece com uma estrela desde que ela se forma até que pare de brilhar no céu”, explica o professor. 

Tendo como tema, resumidamente, “Estrelas: o que sabemos sobre elas e como sabemos”, a ideia do evento é mostrar um pouco sobre como o estudo da luz emitida pelas estrelas ajuda os astrônomos a inferir informações sobre os astros e o universo. Assuntos como o ciclo de vida das estrelas, espectroscopia e o efeito Doppler serão tratados durante as duas palestras, que terão em média uma hora e meia de duração cada, além de 30 minutos para uma sessão de perguntas e respostas. Ambas ministradas pelo professor Edson. 

Os encontros seguem a seguinte programação:

  • A Espectroscopia e a observação do Universo: no dia 21 de março, às 19h30min.
  • Vida e Morte das Estrelas: das nuvens interestelares aos buracos-negros: no dia 23 de março, às 19h30min.

O número de vagas para a Escola de Divulgação Científica em Astronomia é limitado a 99 pessoas e até a publicação desta matéria, 70% já haviam sido preenchidas. As inscrições podem ser realizadas pelo SIGAA, na página do evento através deste link, onde também é possível obter mais informações sobre o evento. 


Disponibilizado edital para eleição de representação estudantil para os conselhos deliberativos da ECT

Foi publicado hoje, 24, edital com as normas internas para eleição dos representantes estudantis para os conselhos deliberativos da Escola de Ciências e Tecnologia. São quatro vagas para os titulares e seus respectivos suplentes no Conselho da Escola de Ciências e Tecnologia (CONECT), entre os alunos de cursos da graduação e pós-graduação vinculados à ECT. […]

Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da ECT está de sala nova

Tomar decisões quanto ao caminho profissional que deseja seguir, organizar uma rotina de estudos entre outras habilidades necessárias aos estudantes, principalmente da graduação, pode não ser uma tarefa tão fácil a princípio. Nesse sentido, o Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da Escola de Ciências e Tecnologia (SPEE/ECT), atua nessas demandas, auxiliando os alunos no […]