ECT promove roda de conversa “Trilhas de Gênero”

Escrito por: Sarah Ribeiro | Publicado em: 18 de novembro de 2025

Acontece nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 8h às 10h na sala 1 da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), a roda de conversa “Trilhas de Gênero”, que busca dar voz aos estudantes para questões que envolvem desigualdades de gênero no ambiente universitário. Coordenada pelas professoras da área de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Carla Giovana Cabral e Erivânia Melo de Morais, a roda de conversa acontece dentro da programação da VIII Semana de Ciências e Tecnologia e é voltada para toda comunidade acadêmica interessada pelo tema.

Segundo a professora Erivânia Morais, a temática de gênero é de fundamental relevância social e política, no sentido de garantir equidade e a igualdade de representatividade nos espaços públicos. “Pensar as relações de gênero no ambiente tecnológico é uma forma de levantar questões de silenciamento, violações, privilégios, disputas e contradições, mas também de pensar o protagonismo, a capacidade criativa e de inovação que as mulheres constroem e podem construir em ambientes éticos, democráticos, de aceitação, de alteridade e empatia”, afirma Erivânia.

Já Carla Cabral destaca a importância do tema ao apontar que questões estruturais afetam diretamente a participação feminina nas áreas tecnológicas. “O que nós chamamos de invisibilidade das mulheres em áreas científicas e tecnológicas está profundamente ligado à ideia de entender a ciência como um construto sem influências sociais, culturais, históricas etc., sempre útil e benéfica às pessoas”. Ela também ressalta o papel do ensino superior nesse processo, especialmente ao abordar questões de gênero em disciplinas específicas, que possibilita aos estudantes compreenderem o seu lugar no mundo, atuarem profissionalmente de maneira crítica e refletirem sobre suas práticas e criações.

A roda de conversa surge como espaço de escuta e reflexão, especialmente após experiências de discriminação sofridas por alunas da própria ECT, como observou a professora Carla na disciplina de Relações de Gênero em Ciências e Tecnologia, que ministra neste semestre para alunos de graduação. O evento pretende fortalecer um ambiente acadêmico mais inclusivo, democrático e atento às vozes de todos.