ECT realiza oficina de prática em leitura e escrita

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 4 de setembro de 2023

A Escola de Ciências e Tecnologia promove práticas de leitura e escrita para alunos da UFRN, por meio da ação de extensão Oficinas de Leitura e Escrita em Português Brasileiro, conduzida pela professora Ada Lima. Serão seis encontros, com aulas expositivo-dialogadas, presenciais e virtuais, com início na próxima quarta-feira (06/09). Podem participar alunos internos e externos à UFRN, que desejam aprimorar as práticas de leitura e escrita.

Conduzidas por alunos monitores do projeto de ensino “Monitoria em Práticas de Leitura e Escrita 1 e 2”, sob orientação de Ada, as oficinas foram organizadas de forma que, quatro focam aspectos da gramática do texto escrito do português brasileiro e contemporâneo, seguindo a ordem: construção do período, uso da vírgula, regras de acentuação, e ocorrência de crase. As duas últimas aulas se concentrarão em tópicos de argumentação.

As aulas estão sendo organizadas em reuniões da equipe. “A ideia é que essas oficinas sejam bastante práticas, então, em cada aula haverá não só exposição do conteúdo mas, principalmente, muitos exercícios”, afirma a professora.

Nas aulas virtuais, os participantes poderão acessar o canal do YouTube Construindo Pensamento Crítico, onde serão transmitidas e salvas. As aulas presenciais acontecerão na sala 3 da ECT, Vale ressaltar que não há inscrição prévia, sendo importante chegar ao local e horário certos para garantir a entrada. A participação também contará com emissão de certificado de duas horas referente a cada oficina.

Cronograma das oficinas:

• 06/09 – Oficina sobre construção do período (11h às 12h30 na sala 3 da ECT)
  • 12/09 – Oficina sobre uso da vírgula (19h às 20h30 via YouTube)
  • 20/09 – Oficina sobre acentuação (11h às 12h30 na sala 3 da ECT)
  • 26/09 – Oficina sobre crases (19h às 20h30 via YouTube)
  • 30/09 – Primeira oficina sobre tópicos de argumentação (9h às 10h30 na sala 3 da ECT)
  • 07/10 – Segunda oficina sobre tópicos de argumentação (13h às 14h30 na sala 3 da ECT)