ECT realizou a Semana de Avaliação e Planejamento 2020

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 18 de fevereiro de 2020

A semana teve seu início no dia 10 de fevereiro de 2020 e contou, ao longo de sua duração, com a participação do corpo docente e demais servidores da Escola, conforme prevê a resolução número 181/2017 da CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). 

A ocasião serviu, sobretudo, para analisar os índices de desempenho da instituição, identificando pontos negativos que podem ser resolvidos e pontos positivos que podem ser aperfeiçoados cada vez mais. As estratégias discutidas contribuem para otimização dos processos de ensino e melhorias gerais dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. 

(Foto: Angelica Andrade/ ComC&T)

No primeiro dia foram discutidas questões relacionadas ao orçamento e finanças e os impactos que as novas mudanças nesse segmento podem ocasionar na UFRN e na ECT. Os direitos que devem ser defendidos e difundidos dentro da universidade também receberam uma atenção e constituíram mais uma pauta discutida pela equipe no dia.

O segundo dia da Semana de Avaliação e Planejamento, 11 de fevereiro, contou com a participação dos servidores no I Fórum de Práticas Educacionais e Curriculares em Arquitetura e Engenharia, evento organizado pelo Centro de Tecnologia. A primeira palestra, no início da manhã, buscou explicar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso na Universidade e no Centro de Tecnologia impactam na qualidade dos cursos. Além disso, a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Engenharia também entrou em discussão em uma mesa-debate realizada às 10h. Durante a tarde, foi realizada mais uma mesa-debate, esta tinha o intuito de discutir acerca das experiências de ensino-aprendizagem adequadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Arquitetura e Engenharia. 

(Foto: Angelica Andrade/ ComC&T)

A quarta-feira foi o dia escolhido para discutir acerca do projeto pedagógico dos cursos e sobre os procedimentos acadêmicos da Escola, no geral. Os assuntos debatidos na parte da manhã eram de interesse dos cursos tanto de Graduação quanto de Pós-Graduação, visto que buscavam elencar pontos positivos e possíveis melhorias a serem executas nos procedimentos acadêmicos. Durante a tarde, a mesma dinâmica foi adotada porém dessa vez tendo como enfoque o projeto pedagógico em si.

(Foto: Angelica Andrade/ ComC&T)

Para discutir sobre assuntos com enfoque administrativo, o Conselho da Escola de Ciências e Tecnologia – CONECT – se reuniu na manhã da quinta-feira, com a presença de todos os professores. Já a noite do dia 13, marcou a primeira parte da colação de grau do curso de C&T. O evento aconteceu no Imirá Plaza Hotel -Via Costeira- e somando com o outro dia da mesma cerimônia (17) cerca de 185 graduandos formaram-se.

Finalizando a Semana de Avaliação e Planejamento de 2020, o último dia, 14, teve na sua programação, a presença do Pro-reitor adjunto da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Prof. Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, que falou sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação. Foram feitas ainda atualizações sobre o projeto “Multiprova” da ECT, além de debates com enfoque nos projetos de extensão da escola. Na parte da tarde, houve uma discussão acerca da nova previdência, conduzida pelo servidor Evilazio Xavier Cruz Junior, da PROGESP.


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]