ECT recebe equipe que vai representar o RN na FLL

Alunos desenvolvem carregador via energia solar e indução para disputar etapa nacional na FIRST LEGO League
Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 8 de março de 2023

Na última sexta-feira, 03 de março, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) recebeu a equipe bicampeã da etapa regional da FIRST LEGO League (FLL), a Equipestinhas Ep2, que vai representar o Rio Grande do Norte na etapa nacional do torneio, que ocorre entre os dias 15 e 18 de março, em Brasília/DF. As equipes precisam apresentar um protótipo de um projeto ligado ao tema da temporada, que aborda soluções para desafios ligados à energia. Para isso, a Equipestinhas Ep2 está desenvolvendo uma placa para carregar aparelhos celulares utilizando energia solar.

O grupo é composto por alunos da Escola Estadual Professor Paulo Freire, do município de Baía Formosa. É o segundo ano consecutivo em que o grupo é coordenado pela professora Gisele Silva, com colaboração do Projeto URA – Um Robô Por Aluno, da ECT. Na última edição do torneio, sua equipe foi campeã regional com o tema sobre transporte de cargas. O professor da ECT e coordenador do URA, Aquiles Burlamaqui, foi técnico na temporada passada e, neste ano, continua colaborando com a equipe. “Organizamos uma banca composta por pesquisadores e professores da ECT participantes do projeto URA, para validar e dar dicas de melhorias no projeto dos alunos”, comenta o professor.

Membros da Equipestinhas Ep2. Da esquerda para a direita: Kauê, Marcela, Gisele, Loize e Halison. Foto: Equipestinhas Ep2

Na primeira etapa da edição atual, Kauê Guilherme, Marcela Armando, Halison da Costa e Loize Soares trabalharam na construção do Manoel, um robô com bases de Ev3 (blocos inteligentes programáveis) e estrutura Lego. Em sua montagem, os alunos resgataram referências, e se inspiraram na identidade do local onde vivem. A base do robô possui tons azuis em formato de prancha, lembrando as ondas dos mares de Baía Formosa, enquanto a parte superior remete um siri, devido às garras fixas que se movimentam juntamente com a base. Durante essa etapa, o robô Manoel deveria cumprir missões predefinidas pela temporada do torneio, com regras e pontuações, que consistiam em ser montado estrategicamente para interagir com estruturas LEGO montadas em um tapete. Marcela conta que os alunos iniciaram o projeto com um mês de antecedência, tempo curto em comparação aos outros grupos, que normalmente começam em média 3 meses antes. Por isso, a Equipestinhas Ep2 abdicou de suas férias para trabalhar dias e noites no projeto, chegando a sair de madrugada da escola.

Apresentação do robô Manoel. Foto: Equipestinhas Ep2

Para a etapa nacional, a equipe desenvolveu a ideia de uma placa de dupla função que dá uma carga mínima no celular por meio de carregamento por indução (usando outro aparelho), ou energia solar. Os alunos viram nesse projeto a oportunidade de resolver alguns imprevistos causados por falta de bateria nos aparelhos, como situações em que é preciso usar o celular para realizar um pagamento, uma ligação de emergência, ou até mesmo solicitar um motorista por aplicativo. Fizeram, ainda, uma pesquisa de mercado em que quase 80% das pessoas entrevistadas afirmaram que comprariam o produto, e os outros 20% disseram terem dúvidas sobre o produto prejudicar a vida útil do celular.

Professor Aquiles Burlamaqui com o esboço do projeto de inovação da Equipestinhas Ep2. Foto: Giovanna Bellato

Sobre a FIRST LEGO League

A FLL é uma competição internacional de robótica que desafia estudantes de 9 a 16 anos a desenvolverem um robô LEGO e encontrar soluções inovadoras para problemas cotidianos da vida moderna, a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada. As equipes devem ter até dez integrantes e passar pelos três pilares de avaliação: Projeto de Inovação, Design e desafios do robô, e Core Values. Além de exploração científica, a competição também trabalha valores como respeito e competição amigável.