ECT retoma atividade de extensão de Física Clássica

Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 19 de maio de 2022

As ondas são onipresentes na natureza. Estamos familiarizados com as pequenas ondulações da água em um lago, do som de uma flauta e da corda de um violão que vibra, mas qual é a física que governa esses fenômenos? Responder a essa questão é um dos objetivos principais do curso que acontece neste sábado, 21 de maio, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

A segunda revisão de Introdução à Física Clássica 2, que é coordenada e ministrada pelo professor Sérgio Rodriguez, tem foco nas Ondas Progressivas, e aborda as ondas unidimensionais, senoidais e ondas em duas e três dimensões. A atividade tem duração de três horas e acontece de forma presencial na sala 3, no primeiro andar da ECT, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas através do SIGAA na página do evento.

O público alvo da ação são os estudantes da disciplina de Introdução à Física Clássica 2 da ECT, alunos de engenharias e demais interessados Estudantes de outras instituições de ensino superior também podem participar.

Confira abaixo a programação completa:

– Das 8h55 até 10h10 (1,5 h):

  • O modelo de onda
  • Ondas unidimensionais
  • Ondas senoidais
  • Ondas em duas e três dimensões.

– Das 10h25 até 11h40 (1,5 h):

  • Som
  • Potência, intensidade e decibéis
  • O efeito Doppler

Abertas as inscrições para o edital de permuta de turno

A Coordenação do curso de Ciências e Tecnologia lançou o edital de permuta de turno e as inscrições estão abertas até o dia 04 de julho através da plataforma SECACA (secaca.ect.ufrn.br). A permuta consiste na mudança de turno entre dois estudantes vinculados a turnos distintos do mesmo período, sendo concedida uma única vez e permitida […]

Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais inscreve até 30 de junho

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPgEA), vinculado à Rede Nordeste Aeroespacial (RNA), está com inscrições abertas até 30 de junho para processo seletivo para ingresso no Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais em 2022.2. Além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo seletivo contempla os Programas de Pós-Graduação em […]