ECT se destaca em número de apresentações em congresso científico.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 19 de outubro de 2019

A Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem sete trabalhos aprovados a serem apresentados na 30ª edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que acontecerá nas dependências da ECT, entre os dias 21 à 25 de outubro de 2019. As sessões de apresentações orais da área das Ciências Exatas e da Terra acontecerão nos dias 22, 23 e 24.

O eCICT é um evento onde os alunos integrantes de projetos de pesquisas da UFRN, sejam eles bolsistas ou voluntários, apresentam os resultados de suas pesquisas produzidas ao longo de um ano, com a realização de um plano de trabalho orientado por professores pesquisadores efetivos da universidade.
A primeira fase foi on-line e aconteceu de 16 a 20 de setembro de 2019. Nela, houve a apresentação de vídeos dos trabalhos dos discentes no site do evento para visitas da comunidade acadêmica e do público externo, assim como avaliação pelos consultores da UFRN.

A segunda fase do evento consiste na apresentação, através de sessões orais, dos trabalhos melhor avaliados na primeira fase, distribuídos em três grandes áreas de conhecimento, a saber: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Nessas sessões, esses trabalhos serão novamente avaliados, desta vez por um comitê externo à UFRN. Os três melhores trabalhos de cada grande área serão premiados, assim como uma nova categoria de premiação, a primeira edição do prêmio Pesquisador Destaque da UFRN, que tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento a pesquisadores da instituição.

De acordo com o professor Douglas do Nascimento Silva, diretor da ECT, a importância da aprovação de sete trabalhos da Escola de Ciência e Tecnologia se deve a diversos fatores. “A gente tem um programa de incentivo acadêmico da unidade que financia inclusive bolsas de iniciação científica, o que aumenta quantitativamente a qualidade que a gente já sabe que existe. Então, a gente alia aqui o fato de ter uma quantidade razoável de estudantes, com a qualidade destes estudantes e dos professores que os orientam com o incentivo econômico que a universidade consegue dar através de seu orçamento. Essa combinação mostra o resultado nesse programa. Não é de hoje que a escola vem se destacando no eCICT e em outros eventos de nível nacional e internacional”, declarou o professor.

No quadro abaixo estão listados os trabalhos da ECT na segunda fase do eCICT 2019.

TrabalhoAutorCursoOrientador
Análise da qualidade de energia utilizando sensor de tensão. Wesley Wagner Varela SouzaCiências e Tecnologia Marconi Camara Rodrigues
Resposta tribológica do contato metálico e semi-metálico.Gustavo de Moura Miranda Henriques Ciência e TecnologiaSalete Martins
Avaliação dos grãos de café residuais como aditivos antioxidantes e antidesgaste.Fabíola Beserra dos SantosEngenharia AmbientalTatiana de Campos Bicudo