ECT tem artigo disponibilizado como preprint da revista médica The Lancet

A metodologia descrita no trabalho deu origem ao aplicativo ELIAS - Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 18 de setembro de 2020

O estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Uso de Técnicas de Inteligência Artificial na Previsão do Paciente Pré e Assintomático para COVID-19”, foi divulgado, no último dia 11 de setembro, na plataforma científica Social Science Research Network (SSRN), como prévia (preprint) da conceituada revista científica da área médica The Lancet.

O texto apresenta uma nova metodologia baseada em processamento de dados e associa técnicas de inteligência artificial com diferentes métodos de agrupamento aplicados às patologias das doenças epidemiológicas, com foco principal no COVID-19. A metodologia foi utilizada para a criação da ferramenta ELIAS – Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde.

O formato de publicação em preprint permite que outros pesquisadores possam citar o estudo em suas produções e, ainda, inclui o artigo no catálogo de pesquisa de organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), PubMed Central (PMC) – repositório digital de uso livre em que se armazenam artigos eruditos completos e de acesso público – e Europe PMC. Vale lembrar que o trabalho ainda não passou pelo método de avaliação em pares usada pela The Lancet e, por isso, ainda não foi efetivamente publicado.

Todo o trabalho estará disponível por tempo ilimitado e é de grande incentivo para a comunidade científica. O professor Efrain Pantaleón Matamoros, coordenador do estudo, repercutiu a importância de se obter visibilidade nessas produções, pois eleva o nome da Universidade, dos pesquisadores e influencia outros estudantes a participarem de produções como esta, sempre visando a excelência do conteúdo. Além disso, é uma contribuição no combate ao vírus. 

Além da participação do docente, também estão envolvidos, voluntariamente, membros da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairí (FACISA), do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) e da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

O estudante de Engenharia da Computação e voluntário do projeto, Douglas Carvalho, também mostrou sua perspectiva, enquanto estudante de graduação, em participar de projetos como este, “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento, principalmente por ser em um tema de tão grande impacto para o mundo hoje e também no futuro, já que esperamos que se estenda para outras patologias.”, disse. 

No mundo, o COVID-19 já atingiu a marca de mais de 29 milhões de infectados. O Brasil conta com mais de 4 milhões de casos e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, logo atrás dos Estados Unidos, em primeiro, e da índia, em segundo. O Rio Grande do Norte contabiliza mais de 65 mil casos. Com isso, a OMS continua alerta sobre uma nova onda de contaminações ao redor do globo.  

Sobre a The Lancet

The Lancet é uma das revistas sobre medicina mais antigas e prestigiadas de conteúdo científico e publicada semanalmente. Fundada em 1823, tem como editora a Elsevier, do Reino Unido. A revista se diferencia das demais pela excelência do conteúdo por não não se limitar apenas à publicação de artigos com resultados de pesquisas, mas a produção de grandes relatórios baseados nas ciências que permitem influenciar, inclusive, decisões políticas ao redor do mundo.


Meetup Elas Inspiram!

Promovido pela Labuilding, o Elas Inspiram! é um evento que tem a finalidade de dar visibilidade às mulheres no mercado de trabalho, além de expandir conhecimentos acerca da temática. A ação acontecerá neste sábado (31), de forma online e gratuitamente. Para realizar as inscrições, acesse o link.   O evento contará com uma programação repleta de […]

Professor da ECT participa de Simpósio Nacional de História

No dia 21 de julho, Lauro Meller, professor de português na ECT, participará do 31º Simpósio Nacional de História, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho. Na ocasião, irá apresentar o trabalho “Alexandre, o Grande, segundo o Iron Maiden: análise de uma canção”, durante o simpósio temático “História & Música Popular”.   O […]