ECT tem artigos publicados em eBook e revista

Dois deles estão na lista dos melhores trabalhos apresentados no I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia (CoBICET)

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 5 de outubro de 2020

Os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a coordenação da professora Kaline Melo de Souto Viana e da professora Amanda Melissa Damião Leite, foram apresentados no I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia (CoBICET), que aconteceu de forma online entre os dias 31/08 e 04/09 deste ano e serão publicados no Brazilian Journal of Development – revista de publicação mensal com artigos originais que visam a área do desenvolvimento – e em e-Book pela Atena Editora. 

O primeiro está intitulado como “Estudo do efeito da diluição de reagentes em água na obtenção exclusiva de Hidroxiapatita”. Desenvolvido pela bacharela em Ciências e Tecnologia e atual aluna de Engenharia Biomédica, Thaíla Gomes Moreira, que mostra que uma pequena variação na quantidade de um reagente, neste caso a água, pode fazer muita diferença na hora de fabricar o material. Este, por sua vez, está entre os melhores do I CoBICET e, por isso, foi selecionado para publicação no Brazilian Journal of Development. 

O segundo, também produzido pela estudante Thaíla Gomes, está intitulado como,Metais, cerâmicas e polímeros: suas aplicações como biomaterial”. Refere-se a uma revisão bibliográfica, iniciada em abril de 2015, apresentada na 4ª Edição do Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais e atualizada em agosto deste ano. Sua publicação será feita no eBook “Resultados das Pesquisas e Inovações na Área das Engenharias 3”. 

Já o terceiro artigo, com publicação prevista também no Brazilian Journal of Development, tem como título “Membranas de Poliamida 6 por inversão de fases: Formação de membranas pelos métodos de imersão em banho coagulante e por evaporação de solvente”, desenvolvido pelos bacharela em Ciências e Tecnologia – atualmente cursando Engenharia de Materiais -, Mariana Ahrends e o formando, também em CeT, Marcos Gomes Bezerra.

Trata-se do estudo dos mecanismos de formação de membranas de poliamida 6, pelo método de inversão de fases, traçando um paralelo entre duas variações da técnica: a imersão em banho coagulante e a evaporação de solvente. O trabalho conta com a orientação da professora Amanda Melissa e é fruto do projeto de pesquisa, iniciado em 2018, que tem por tema “Um estudo da formação de membranas de poliamida 6 pelo método de inversão de fases

Esses três artigos são frutos de um longo período de pesquisa, revisão bibliográfica, comparação com outros trabalhos anteriores divulgados ao redor do mundo. A professora Kaline Melo repercutiu seu orgulho e admiração pelo esforço de seus alunos, “Fico muito feliz pois eles estão trilhando a sua própria história, o mérito é todo dos alunos pois, nós orientadores, só mostramos o caminho e eles quem fazem o trabalho”, disse. 

Marcos também compartilhou um pouco de sua perspectiva. “Eu acho maravilhoso, é conhecimento sendo difundido. Eu imagino que o sonho de todo pesquisador é fazer a diferença, e acredito que podemos fazer dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento dos que estão por vir”, ressaltou.

É impressionante ver o avanço da pesquisa feita na universidade pública, que traz oportunidades para tantos pesquisadores que querem inovar. A reflexão de Mariana Ahrends desperta esse sentimento. “É fácil perceber que dentro dos laboratórios das universidades podemos ter diversas soluções eficientes e de baixo custo para problemas da Indústria, Universidade e Sociedade.  Espero que, assim como este, outros ganhem a devida visibilidade, inspirem e incentivem jovens a buscarem a pesquisa.”


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]