Egresso da ECT desenvolve aplicativo mobile

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 29 de julho de 2020

Em cursos multidisciplinares como o de Ciências e Tecnologia, o aluno tem acesso às mais variadas disciplinas por semestre, como computação numérica, cálculo, ciência dos materiais e química. Diante a todos esses conteúdos, é muito comum, entre os alunos, surgir o questionamento: “e se todas as fórmulas estivessem em um só lugar?”. 

Pensando nessa problemática que o egresso de C&T, Rodrigo Sarmento, desenvolveu o EngCal. Basta abrir o aplicativo, procurar o assunto desejado, aplicar os valores e pronto! 

A idealização do projeto começou nos corredores da Universidade. “Comecei fazendo um protótipo com os assunto e funcionalidades no papel e chamei dois amigos para me falarem o que gostariam de ver no app”, conta Rodrigo. Quando o protótipo ficou pronto, foram cerca de sete meses – e várias versões – até que o aplicativo estivesse pronto para ser enviado a Play Store

Foto: Rodrigo Sarmento

O aplicativo contém os mais variados assuntos das áreas de engenharia, tais como conversões básicas, inércia, estruturas cristalinas, entre outros. Atualmente, Rodrigo e sua equipe, composta pelos graduandos, Kaio Henrique e Tábata Moreira – responsáveis pelo design e consultoria, respectivamente – estão trabalhando para melhorar a experiência do usuário através de modificações na interface, e pretende adicionar mais conteúdos a plataforma. 

O objetivo do desenvolvedor é disponibilizar cada vez mais conteúdos, integrando tudo em um único aplicativo, visando diminuir o número de aplicativos baixados. “É ideal a participação dos alunos para que eu consiga filtrar cada vez mais os assuntos para serem inseridos”, afirma Rodrigo. 

Para sugestões de conteúdos e funcionalidades, é possível entrar em contato com Rodrigo através do e-mail:rodrigosarmentox@gmail.com. Atualmente o aplicativo está disponível apenas para dispositivos Android. 


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]