O Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da Escola de Ciências e Tecnologia (SPEE/ECT) abre vagas para o Programa de…
O aluno egresso do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação, Danilo Silveira, participou nos dias 25 e 26 de março do 11º Congresso de Inovação e Indústria, que teve como tema Transição Ecodigital. O evento aconteceu em São Paulo e foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O congresso reuniu lideranças empresariais, pesquisadores, representantes do governo e do ecossistema de startups para debater sobre os novos rumos da inovação no Brasil.
A programação contou com painéis, diálogos e palestras sobre temas como inteligência artificial, deep techs, transição energética, economia circular, bioeconomia e novos modelos de negócio. O congresso também marca o encerramento da Jornada Nacional de Inovação, iniciativa que percorreu todos os estados brasileiros ao longo de 2025, mapeando soluções inovadoras em diferentes regiões do país.
Danilo Silveira comenta que a sua presença no evento teve um caráter estratégico e de desenvolvimento profissional, e explica que, como mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação está inserido nos principais espaços de debate do ecossistema de inovação, e que isso é parte fundamental da trajetória de quem quer atuar profissionalmente nessa área. “Estar aqui é uma forma de me manter próximo do que está acontecendo de mais relevante, ampliar minha rede de contatos e identificar caminhos para dar continuidade à minha atuação em inovação após o mestrado.”
Dando destaque para o PPgCTI, Danilo afirma que o mestrado foi uma base sólida para entender com mais profundidade o que estava sendo discutido no evento e ainda afirmou que, durante a sua passagem pelo programa, estudou sobre a construção de ecossistemas de inovação, mecanismos de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Além disso, o egresso salienta que o mestrado o treinou para olhar a inovação de forma sistêmica e não apenas tecnológica.
Para a professora Luciana Lucena, coordenadora do mestrado, o envolvimento de alunos e egressos do curso em congressos como o CNI aumenta a visibilidade do programa, o networking dos participantes e a troca de experiências pós evento. Além disso, a professora comenta que essa participação enriquece o repertório do PPgCTI, com a captação de novos assuntos e elementos, mantendo o programa em constante atualização.
Sobre o evento
Maior conferência sobre inovação industrial da América Latina e uma das maiores do mundo, o Congresso de Inovação e Indústria é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e corealizado pelos Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
O evento é parte das ações da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa que reúne cerca de 500 empresas e lideranças de todo o Brasil para discutir e propor ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Há cerca de 20 anos, o Congresso conta com a participação de grandes especialistas e pensadores nacionais e internacionais, que apresentam o que há de mais atual em inovação.