Empreendedorismo regional: startups do PPgCTI são selecionadas para NEon 2024

Egressos comentam sobre a importância do programa para o cenário empreendedor regional.
Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 29 de maio de 2024

Nos dias 06 e 07 de junho acontece em João Pessoa/PB a segunda edição do Nordeste On (NEon), maior evento de inovação e empreendedorismo do nordeste. Promovido pelo Sebrae, o evento contará com a participação de mais de 300 startups da região. Entre os projetos selecionados, três startups desenvolvidas por egressos do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), foram selecionadas como expositoras: a BlinDog, a Faceponto e a General System Integranted.

O NEon integra o programa Startup NE, estratégia regional de fomento e desenvolvimento de startups no Nordeste. A ideia do evento é oferecer uma experiência impulsionadora para empresas e profissionais de todo o Brasil que desejam estar à frente das transformações para um futuro sustentável. Além de ser uma oportunidade única para estar no centro de diálogos que promovem insights, networking, fomentam novos negócios e ampliam visões de mercado.

Para Luana Wandecy, fundadora da BlinDog e ex-orientanda do professor Gláucio Brandão, a participação no NEon é estratégica para o crescimento e visibilidade da empresa na região. “Este evento reforça nossa conexão com o ecossistema empreendedor do Nordeste, onde podemos expor nossas inovações que trazem mais qualidade de vida aos cães cegos. Além disso, estar neste evento aumenta nossa credibilidade e possibilita a criação de redes de contato fundamentais para nosso sucesso e expansão no mercado”, afirma a egressa.  A BlinDog é uma empresa especializada em produtos para animais com visão debilitada, que possam contribuir para o conforto e autonomia dos pets.

Mauro Oruam Barbosa Nogueira, CEO do General System Integranted (GSI), acredita que esta é uma oportunidade de “se envolver cada vez mais no ecossistema de inovação, divulgar a nossa ideia além do Rio Grande do Norte e conhecer investidores em potencial e parcerias.  A GSI foi a solução apresentada por Mauro em sua dissertação, com orientação da professora Zulmara de Carvalho e é especializada no desenvolvimento de sistemas de informação amigáveis e de baixo custo para bares e restaurantes de pequeno porte, com o devido atendimento às exigências funcionais da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica – NFC-e.

Cássio Leandro, que foi orientado pelo professor Aquiles Burlamaqui, acredita que por se tratar de um evento de grande relevância no Nordeste, participar dele é importante para apresentar as soluções tecnológicas e o desenvolvimento regional da startup, mas também para ter contato com as tecnologias que estão sendo desenvolvidas no ecossistema do nordeste. Ele é um dos fundadores da Faceponto, empresa voltada para a gestão de pessoas por controle de ponto digital, que atende aos requisitos da legislação nacional do Ministério do Trabalho e Emprego.

A importância do PPgCTI no cenário empreendedor regional

O PPgCTI tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento desses projetos, ao promover o conhecimento científico e técnico necessários para a criação de soluções tecnológicas e inovadoras e a sua aplicação e inserção mercadológica. “O PPgCTI nos forneceu as ferramentas necessárias para transformar uma ideia inovadora em um produto viável e competitivo no mercado, ajudando-nos a superar desafios técnicos e de mercado”, afirma Luana. Enquanto Mauro destaca que o aprendizado de técnicas avançadas de administração, a participação em incubadoras como a InPacta e as parcerias como estudantes e professores ao longo do curso, como essenciais para o desenvolvimento dessas ideias.

A contribuição do programa para esses projetos tem gerado frutos. De acordo com a professora Luciana Lucena, coordenadora do PPgCTI, o desempenho de docentes e discentes em editais de fomento à inovação tem sido um dos fatores que contribui para o aumento da visibilidade do programa no cenário de inovação em nível regional. O que tem atraído cada vez mais candidatos interessados em  participar de processos seletivos, convênios para abertura de turmas especiais, demandas por novos projetos e o estabelecimento de importantes parcerias.

“Se atentarmos às startups que tem, de uma certa maneira, sucesso, quase a sua maioria passou pelo programa, que tem uma contribuição significativa tanto científica quanto mercadológica. E as empresas hoje estão evoluindo, crescendo e colhendo frutos do conhecimento adquirido durante a sua passagem pelo programa”, afirma Cássio.

Luana aponta que o PPgCTI atua como um “catalisador para o desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores, contribuindo significativamente para a diversificação da economia local e regional”. Para ela, o Programa tem um papel vital na transformação do Nordeste em um polo de inovação com reconhecimento nacional e internacional.