Energias limpas e acessíveis em debate na ECT

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 27 de novembro de 2019

A percepção e sensibilização em energias limpas e acessíveis na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é o tema do I Debate de Ações Ambientais. O evento é resultado de um projeto em Educação para a Sustentabilidade de uma das turmas do componente curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Foram convidados para o debate os professores Leonardo Pivotto Nicodemo e Marcelo David Silva de Mesquita, dos campi Natal Central e São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), respectivamente, e Ângela Paiva Cruz, conselheira da Agência de Inovação da UFRN (Agir) e ex-reitora da universidade. O debate acontecerá no auditório “A” da ECT, das 16h às 18h. As inscrições poderão ser feitas pelo Sigaa ou no local do evento.

O I Debate de Ações Ambientais faz parte de um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, na área da Educação CTS. No projeto de ensino/pesquisa, no semestre 2019-2, foi realizada uma experiência piloto de reorientação curricular do componente Ciência, Tecnologia e Sociedade para a perspectiva da Educação para a Sustentabilidade. Especialmente na segunda unidade do componente, os/as estudantes desenvolveram Ações Socioambientais Práticas (ASP), fundamentadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em sala de aula, após a elaboração e a apresentação das ASP, os/as estudantes votaram naquela que seria realizada presencialmente. Na turma 1, foi escolhida a ASP relacionada ao ODS 7 – energia acessível e limpa. A concretização dessa ASP será o debate sobre “percepção e sensibilização em energias limpas e acessíveis na ECT e na UFRN.

“O potencial de geração e distribuição de energias solar e eólica no RN”, “a formação dos/as nossos/as estudantes para a atuar nessa área”, “as possibilidades de desenvolvimento local e inovação social a partir da articulação engenharia, sociedade e sustentabilidade”; e “o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis” foram algumas das questões que mobilizaram os/as alunos do componente CTS nas discussões em sala de aula, segundo a professora Carla Cabral, coordenadora do projeto. Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma dos componentes da área de formação humanística do curso de Ciências e Tecnologia.

Programação do I Debate de Ações Ambientais

16h – apresentação (integrantes do grupo e profa Carla Cabral).
16h10 – prof. Marcelo David Silva de Mesquita (IFRN/ Campus São Gonçalo do Amarante).
16h25 – prof. Leonardo Pivotto Nicodemo (IFRN/ Campus Natal Central).
16h40 – profa Ângela Paiva Cruz, conselheira da Agência de Inovação da UFRN e ex-reitora da universidade.
16h55 às 18h – debate.
18h – encerramento do evento.