Evento discute as mudanças na Robótica Educacional durante pandemia

Escola de Ciências e Tecnologia sedia o 2º Encontro de Robótica Educacional do estado em novembro.
Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 4 de novembro de 2022

Entre os dias 24 e 26 de novembro acontece o 2º Encontro de Robótica Educacional do Rio Grande do Norte (ERERN). O evento é uma parceria entre a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  Universidade (ECT/UFRN) e Centro Multidisciplinar de Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (CMA/Ufersa) e tem como objetivo compartilhar as práticas e aprendizagens construídas na área da robótica educacional nas escolas do estado. O professor Aquiles Burlamaqui, que atua na Pós-Graduação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), coordena o evento junto com a professora Akynara Aglaé (Ufersa).

O ERERN teve a sua primeira edição em 2019, sediada pela Ufersa e organizada pelo Laboratório de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Contexto da Educação (Latic/Ufersa). Estima-se que tenha alcançado um público de aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes, profissionais e entusiastas da área durante os três dias de palestras e atividades. Para este ano, espera-se que o público alcance 500 participantes.

Tendo como tema Programação e Gamificação: Ressignificando as práticas pedagógicas com uso da robótica educacional, o ERERN 2022 pretende abordar as consequências da pandemia da covid-19 nas práticas de ensino aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Apesar dos desafios ocasionados por esse contexto, isso também gerou oportunidades de transformação e ressignificação nas escolas e universidades. O que se estendeu à robótica educacional: práticas que antes exigiam a presença física de estudantes e professores precisaram ser repensadas, apropriando-se ainda mais de plataformas, aplicativos e sistemas online.

O evento contará com três dias de programação e 13 palestrantes de instituições do Rio Grande do Norte e do Brasil. Haverá mesas temáticas para discutir os desafios da robótica educacional na educação básica, projetos de pós-graduação, de pesquisa e de extensão na área. Além disso, a programação conta com oficinas, mostra de robótica e apresentações culturais.

Espera-se que o ERERN possa, na área da robótica educacional, contribuir no registro da memória de construção da sua práxis e para a consolidação desta no Rio Grande do Norte, proporcionar um espaço de diálogo e colaboração de conhecimentos e experiências, integrar estudantes e profissionais, atuantes e entusiastas, fortalecer a rede de robótica educacional no estado e articular construções interinstitucionais.

O evento conta com o apoio dos projetos de extensão Um Robô por Aluno (URA) e Desenvolvimento Colaborativo de Games (COLABEDUC), ambos coordenados pelo professor Aquiles. O primeiro é um projeto de ensino que leva o ensino da robótica de baixo custo para as escolas públicas, enquanto o segundo se trata de sistema de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem, sejam eles virtuais ou reais.

A programação completa junto a mais informações sobre as atividades e palestrantes podem ser consultadas no site do ERERN 2022 ou nas redes sociais @encontroderobotica.