Início do ano letivo de 2020

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 17 de fevereiro de 2020

Hoje, 17 de fevereiro deu-se início o período letivo de 2020.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste ano, serão 1120 novos ingressantes no curso de Ciências e Tecnologia. A tradicional semana de acolhimento aos calouros, que este ano é organizada em conjunto pela Direção, Coordenação e Diretório Acadêmico, acontecerá na primeira semana de março para que todos os alunos já estejam devidamente cadastrados e frequentando as aulas. Essa atividade serve para receber os novos alunos, sanando todas as possíveis dúvidas que eles tenham sobre o curso e sobre a universidade, através de palestras, dinâmicas e respondendo às dúvidas. A programação completa da semana de acolhimento será publicada em breve.

O curso de Ciências e Tecnologia é um dos maiores cursos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em questão de número de alunos. Voltado principalmente às engenharias, as vagas do curso são predominantemente ocupadas por homens com um total de 78.8% nos últimos cinco anos o que mostra a desigualdade de gênero na área.

No primeiro semestre, por padrão, os alunos ingressantes são matriculados, no ato do cadastramento em 6 disciplinas, são elas: Pré-cálculo, Cálculo 1, Vetores e Geometria Analítica (VGA), Química geral, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e Práticas de Leitura e Escrita (PLE).

Calendário de início de semestre

O início do semestre também tem algumas datas importantes que precisam ser relembradas, entre elas:    

  • 17 e 18 de fevereiro: solicitação de rematrícula dos alunos regulares e matrícula dos alunos especiais ordinários para o período letivo 2020.1.
  • 21 de fevereiro: processamento da rematrícula dos alunos regulares e da matrícula dos alunos especiais ordinários.
  • 24 de fevereiro: início do período para solicitação, no SIGAA, de trancamento de matrícula em turmas para o período letivo 2020.1.
  • 24 a 14 de fevereiro: matrícula extraordinária pelos alunos, no SIGAA, para o período letivo 2020.1.

Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]