Início do ano letivo de 2020

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 17 de fevereiro de 2020

Hoje, 17 de fevereiro deu-se início o período letivo de 2020.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste ano, serão 1120 novos ingressantes no curso de Ciências e Tecnologia. A tradicional semana de acolhimento aos calouros, que este ano é organizada em conjunto pela Direção, Coordenação e Diretório Acadêmico, acontecerá na primeira semana de março para que todos os alunos já estejam devidamente cadastrados e frequentando as aulas. Essa atividade serve para receber os novos alunos, sanando todas as possíveis dúvidas que eles tenham sobre o curso e sobre a universidade, através de palestras, dinâmicas e respondendo às dúvidas. A programação completa da semana de acolhimento será publicada em breve.

O curso de Ciências e Tecnologia é um dos maiores cursos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em questão de número de alunos. Voltado principalmente às engenharias, as vagas do curso são predominantemente ocupadas por homens com um total de 78.8% nos últimos cinco anos o que mostra a desigualdade de gênero na área.

No primeiro semestre, por padrão, os alunos ingressantes são matriculados, no ato do cadastramento em 6 disciplinas, são elas: Pré-cálculo, Cálculo 1, Vetores e Geometria Analítica (VGA), Química geral, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e Práticas de Leitura e Escrita (PLE).

Calendário de início de semestre

O início do semestre também tem algumas datas importantes que precisam ser relembradas, entre elas:    

  • 17 e 18 de fevereiro: solicitação de rematrícula dos alunos regulares e matrícula dos alunos especiais ordinários para o período letivo 2020.1.
  • 21 de fevereiro: processamento da rematrícula dos alunos regulares e da matrícula dos alunos especiais ordinários.
  • 24 de fevereiro: início do período para solicitação, no SIGAA, de trancamento de matrícula em turmas para o período letivo 2020.1.
  • 24 a 14 de fevereiro: matrícula extraordinária pelos alunos, no SIGAA, para o período letivo 2020.1.

PROGRAD abre inscrições para Reingresso de 2º Ciclo no Semestre 2022.2

Começa na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o processo de Reingresso nos cursos de 2º Ciclo da UFRN para o semestre 2022.1. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de maio, exclusivamente pela Plataforma SECACA da Secretaria Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (secacademica.ect.ufrn.br). Ao todo, são disponibilizadas 320 […]

ECT promove 4º Aulão de Cálculo I

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, o quarto aulão de Cálculo I, sobre Limites e Derivadas, no auditório F da Escola de Ciências e Tecnologia, de 8h55 até 12h30. Ministrada pela professora Simone Batista, a atividade tem por objetivo ajudar, através da revisão de conteúdos dados na disciplina, alunos e alunas do curso de […]

ECT oferta bolsa de apoio técnico no Laboratório de Eletrotécnica

O Laboratório de Eletrotécnica está oferecendo uma bolsa de apoio técnico para alunos dos cursos de Engenharia ou Ciências e Tecnologia, para atuar junto aos técnicos de laboratório do setor. O discente que tiver interesse em se inscrever, deve enviar currículo e histórico para o email alexandremagnus@ect.ufrn.br até o dia 16 de maio. O bolsista […]