inPACTA, incubadora da ECT, é classificada em edital do SEBRAE

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 21 de agosto de 2020

A inPACTA, incubadora vinculada à ECT, foi classificada em edital do SEBRAE/RN que tem como objetivo apoiar as Incubadoras de Empresas em operação, contribuindo para sua consolidação e sustentabilidade no mercado através de apoio técnico e financeiro às empresas/startups pré-incubadas, incubadas e graduadas.

“É um marco histórico para nossa incubadora, pois é a primeira vez que recebemos algum
tipo de recurso”, conta Herculana Torres, atual Gerente Executiva da inPACTA. A proposta submetida para Chamada tem como principais objetivos prestar apoio técnico e gerencial, acelerar o desenvolvimento sustentável, otimizar e reduzir custo, assim como buscar novas parcerias, melhorando a interação entre o setor empresarial e as instituições responsáveis por produzir ciência e tecnologia. O projeto foi elaborado por Herculana e Heloysa Oliveira, ambas docentes do grupos de Negócios Tecnológicos da ECT.

Com o intuito de fortalecer a capacitação empreendedora, a inPACTA pretende estabelecer parcerias com outras incubadoras da Rede Potiguar de Incubadoras (REPIN) e Parques Tecnológicos, e também com instituições como a Agência de Inovação da UFRN (AGIR/UFRN), Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) e empresas juniores, principalmente a EJECT, Empresa Júnior da ECT.

Segundo a Profa. Herculana, o edital do SEBRAE será fundamental para o desenvolvimento da incubadora, além de outras ações de extensão.
Atualmente, a inPACTA está elaborando o novo edital para pré-incubação – fase que antecede a criação da empresa e tem como objetivo apoiar e preparar os empreendedores.

PPgCTI e inPACTA: o ecossistema de inovação da ECT

Principais atores do ecossistema de inovação da ECT, o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) e a inPACTA estão diretamente relacionados através do Estágio Gestor (EG), atividade obrigatória na formação dos alunos do PPgCTI. O estágio permite ao aluno validar a proposta de valor de sua pesquisa científico-empreendedora, desenvolvendo e sintetizando metodologias e estratégias para a gestão da inovação. Segundo Zulmara Virgínia, coordenadora do PPgCTI e co-fundadora da inPACTA, a conquista da incubadora tem caráter includente no ecossistema de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores do país, o que gera, consequentemente, uma maior qualificação das atividades do Estágio.


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]