Livro sobre Propriedade Intelectual e Inovação é lançado gratuitamente

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 13 de abril de 2021

O livro intitulado Propriedade Intelectual e a Interdependência entre Ciência, Tecnologia e Inovação foi lançado na última sexta-feira, dia 10. Produto da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual – API, a obra conta com trabalhos derivados do VI Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, evento coorganizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação – PPgCTI, realizado em agosto de 2020.

A professora Zulmara Carvalho, coordenadora do PPgCTI, aparece como uma das organizadoras ao lado das professoras da Universidade Federal de Sergipe, Suzana Leitão Russo e Cristiane Toniolo Dias. Além da coorganização do livro, o Programa contribuiu com três dos seus capítulos, sendo eles:

– Competências Profissionais em Saúde: Instrumento de auto avaliação para atuação de Nutricionistas em alimentação coletiva (p. 129)
– LIA – Auditoria de Inovação Enxuta (p. 173)
– Potencial de apropriação da tecnologias 4.0 pelo setor de serviços em saúde brasileiro (p. 203)

A obra traz uma coletânea de discussões sobre as transformações dos sistemas de produção, de gerenciamento e de governança, frente às oportunidades e os desafios do paradigma tecnoeconômico 4.0, a partir de estudos inter e multidisciplinares. Dividida em quatro seções (i) Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia; (ii) Gestão da Inovação e Empreendedorismo; (iii) Prospecção Tecnológica e (iv) Produção Científica, configura-se fonte de pesquisa na área, para todos os agentes do desenvolvimento econômico.

O Diretor da Escola de Ciências e Tecnologia – ECT, professor Douglas do Nascimento Silva, assina o prefácio do livro e, por sua vez, marca mais uma contribuição da ECT para o meio acadêmico. É importante trazer ênfase para o PPgCTI, que a passos largos tem conquistado seu espaço e se mostra uma peça fundamental para a produção e disseminação de conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A publicação pode ser acessada e baixada gratuitamente no site da editora BackupBook.