Mecânica dos fluidos é tema de oficina

Escrito por: Louise Germano | Publicado em: 5 de outubro de 2022

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) promove nos dias 29 de outubro e 03 de dezembro a segunda edição do projeto Divulgando soluções em Mecânica dos Fluidos. A atividade será realizada no auditório D da ECT, das 8h30 às 12h30, e é coordenada pelos docentes Douglas Silva e Nayara Bezerra. Neste semestre, a ação conta com a abordagem de todas as unidades da disciplina de Mecânica dos Fluidos, além de problemas novos, atualizados e focados nas maiores dúvidas dos alunos.

A mecânica dos fluidos é o ramo da física que estuda o efeito de forças em fluidos tanto em repouso quanto em movimento. O componente curricular é fundamental na formação dos profissionais da engenharia e ciências exatas, possuindo inúmeras aplicações em áreas de conhecimento como armazenagem, transporte da quantidade de movimento e conversão de energia. No entanto, são muitas as dificuldades encontradas pelos discentes na compreensão e aplicação dos conceitos. Segundo Nayara, os alunos relatam que o encontro é importante para que eles possam tirar dúvidas, revisar e fixar conteúdos.

A oficina propõe uma abordagem de todos os conceitos da matriz curricular de Mecânica dos Fluidos. Entre os conceitos tratados estão as análises integral e diferencial do escoamento dos fluidos, escoamento incompressível de fluidos não-viscosos e análise dimensional e semelhança, escoamento interno viscoso, analisando os fatores que influenciam as perdas de cargas geradas pelo escoamento do fluido e sistemas de bombeamento.

Nayara afirma que os alunos que presenciaram o projeto na primeira edição saíram muito mais preparados para as avaliações e isto foi percebido no desempenho acadêmico deles. “Observou-se também um maior número de alunos matriculados na disciplina este semestre. Vale ressaltar também que o projeto de ensino conta com iniciativas de atendimento aos alunos com horários disponibilizados durante toda a semana, de forma remota e presencial, o que aproxima cada vez mais o aluno ao aprendizado”, pontua.

Estudantes interessados podem se inscrever através da plataforma do SIGAA até o dia do evento. Os discentes podem escolher a oficina em que deseja participar e os certificados serão disponibilizados de forma individual. Os monitores estarão atuando simultaneamente durante as 4 horas de atividade, acompanhando os grupos de discussão e solução de problemas.

Clique aqui para realizar a inscrição.