A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DACA) da Pró-Reitoria…
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tem as inscrições para o processo seletivo referente a vagas no MNPEF 2026 prorrogadas até o dia 30 de setembro. Para o polo 51, que fica localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são oferecidas 15 vagas no total. Os candidatos interessados podem conferir o edital e realizar a inscrição no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
O MNPEF consiste em um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes instituições de Ensino Superior (IES) do País. Além disso, ele é exclusivo para professores regentes de classe em Física na Educação Básica ou em Ciências no nível fundamental.
Para ingressar no mestrado, o candidato deve ser portador de diploma de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou ser estudante do último período desses cursos.
A primeira etapa do processo seletivo referente ao grupo 1 é destinada à ampla concorrência e equivale a 70% das vagas disponíveis em cada polo. Nesse grupo, é necessário realizar uma prova escrita com duração de quatro horas. Já o grupo 2, com o restante das vagas, consiste em uma prova de títulos, considerando experiência docente, formação continuada em nível de especialização (lato sensu), entre outros.
Na segunda fase, todos candidatos realizarão uma Prova Defesa de Memorial, a ser operacionalizada por meio de memorial escrito e apresentação oral. As aulas para os candidatos aprovados no processo seletivo terão início no primeiro semestre de 2026.