Mulheres nas Ciências Exatas: As conquistas e os desafios de ser engenheira

Será realizada hoje, no auditório F da ECT , uma mesa redonda para debater as dificuldades de ser mulher na área das engenharias

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 9 de março de 2020

A ECT, em alusão ao Dia Internacional da Luta pelos Direitos das Mulheres, promove nesta segunda-feira (09/03) uma mesa-redonda- mediada pela professora Luciana Lucena- com as ex alunas Leila Raulino e Clara Rubim. 

O debate intitulado “Mulheres nas Ciências Exatas: As conquistas e os desafios de ser engenheira” tem como objetivo relatar as experiências acadêmicas e profissionais das palestrantes, destacando quais foram as maiores dificuldades e conquistas e assim incentivar a presença feminina nos campos ocupados majoritariamente por homens. 

As ex alunas hoje fazem parte de setores bem distintos, o que vai enriquecer ainda mais a discussão. Uma é docente na rede pública de ensino, onde é mais controlada situações de desigualdade de gênero com relação aos salários, por exemplo, e a outra trabalha no setor privado, conhecido pelas diferenças salariais e dificuldade de mulheres ascenderem a cargos de liderança.  

Também será realizada uma contextualização histórica sobre a presença de mulheres na engenharia, na qual a professora Luciana Lucena destaca a evolução do cenário, mesmo que ainda haja muito a se conquistar. “Antigamente, aconteciam coisas absurdas como é o caso de Evelyna Bloem Souto- primeira Engenheira Civil formada pela USP de São Carlos- que, para poder participar de uma visita técnica na frança, precisou de vestir inteiramente de homem. Hoje, algo assim não pode mais acontecer” declara a professora.  

Outro objetivo é que todos os participantes se sintam à vontade para expor suas colocações a respeito do tema proposto, que é tão pertinente nos mais diversos âmbitos. Além disso, como incentivo para os estudantes, haverá uma lista de presença para gerar um certificado de participação do evento. 

A Vice-Diretora da ECT e também organizadora da mesa redonda, Kaline Viana, deixa uma mensagem especial todas as alunas dos cursos de engenharia da UFRN, “não percam a oportunidade para tirar suas dúvidas e lutem por seus ideais com unhas e dentes, porque nós mulheres somos capazes de conquistar qualquer coisa, desde que isso seja realmente um desejo do nosso coração.”


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]