Mulheres nas Ciências Exatas: As conquistas e os desafios de ser engenheira

Será realizada hoje, no auditório F da ECT , uma mesa redonda para debater as dificuldades de ser mulher na área das engenharias

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 9 de março de 2020

A ECT, em alusão ao Dia Internacional da Luta pelos Direitos das Mulheres, promove nesta segunda-feira (09/03) uma mesa-redonda- mediada pela professora Luciana Lucena- com as ex alunas Leila Raulino e Clara Rubim. 

O debate intitulado “Mulheres nas Ciências Exatas: As conquistas e os desafios de ser engenheira” tem como objetivo relatar as experiências acadêmicas e profissionais das palestrantes, destacando quais foram as maiores dificuldades e conquistas e assim incentivar a presença feminina nos campos ocupados majoritariamente por homens. 

As ex alunas hoje fazem parte de setores bem distintos, o que vai enriquecer ainda mais a discussão. Uma é docente na rede pública de ensino, onde é mais controlada situações de desigualdade de gênero com relação aos salários, por exemplo, e a outra trabalha no setor privado, conhecido pelas diferenças salariais e dificuldade de mulheres ascenderem a cargos de liderança.  

Também será realizada uma contextualização histórica sobre a presença de mulheres na engenharia, na qual a professora Luciana Lucena destaca a evolução do cenário, mesmo que ainda haja muito a se conquistar. “Antigamente, aconteciam coisas absurdas como é o caso de Evelyna Bloem Souto- primeira Engenheira Civil formada pela USP de São Carlos- que, para poder participar de uma visita técnica na frança, precisou de vestir inteiramente de homem. Hoje, algo assim não pode mais acontecer” declara a professora.  

Outro objetivo é que todos os participantes se sintam à vontade para expor suas colocações a respeito do tema proposto, que é tão pertinente nos mais diversos âmbitos. Além disso, como incentivo para os estudantes, haverá uma lista de presença para gerar um certificado de participação do evento. 

A Vice-Diretora da ECT e também organizadora da mesa redonda, Kaline Viana, deixa uma mensagem especial todas as alunas dos cursos de engenharia da UFRN, “não percam a oportunidade para tirar suas dúvidas e lutem por seus ideais com unhas e dentes, porque nós mulheres somos capazes de conquistar qualquer coisa, desde que isso seja realmente um desejo do nosso coração.”


PROGRAD abre inscrições para Reingresso de 2º Ciclo no Semestre 2022.2

Começa na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o processo de Reingresso nos cursos de 2º Ciclo da UFRN para o semestre 2022.1. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de maio, exclusivamente pela Plataforma SECACA da Secretaria Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (secacademica.ect.ufrn.br). Ao todo, são disponibilizadas 320 […]

ECT promove 4º Aulão de Cálculo I

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, o quarto aulão de Cálculo I, sobre Limites e Derivadas, no auditório F da Escola de Ciências e Tecnologia, de 8h55 até 12h30. Ministrada pela professora Simone Batista, a atividade tem por objetivo ajudar, através da revisão de conteúdos dados na disciplina, alunos e alunas do curso de […]

ECT oferta bolsa de apoio técnico no Laboratório de Eletrotécnica

O Laboratório de Eletrotécnica está oferecendo uma bolsa de apoio técnico para alunos dos cursos de Engenharia ou Ciências e Tecnologia, para atuar junto aos técnicos de laboratório do setor. O discente que tiver interesse em se inscrever, deve enviar currículo e histórico para o email alexandremagnus@ect.ufrn.br até o dia 16 de maio. O bolsista […]