ECT tem artigo disponibilizado como preprint da revista médica The Lancet

A metodologia descrita no trabalho deu origem ao aplicativo ELIAS - Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde
Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 18 de setembro de 2020

O estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Uso de Técnicas de Inteligência Artificial na Previsão do Paciente Pré e Assintomático para COVID-19”, foi divulgado, no último dia 11 de setembro, na plataforma científica Social Science Research Network (SSRN), como prévia (preprint) da conceituada revista científica da área médica The Lancet.

O texto apresenta uma nova metodologia baseada em processamento de dados e associa técnicas de inteligência artificial com diferentes métodos de agrupamento aplicados às patologias das doenças epidemiológicas, com foco principal no COVID-19. A metodologia foi utilizada para a criação da ferramenta ELIAS – Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde.

O formato de publicação em preprint permite que outros pesquisadores possam citar o estudo em suas produções e, ainda, inclui o artigo no catálogo de pesquisa de organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), PubMed Central (PMC) – repositório digital de uso livre em que se armazenam artigos eruditos completos e de acesso público – e Europe PMC. Vale lembrar que o trabalho ainda não passou pelo método de avaliação em pares usada pela The Lancet e, por isso, ainda não foi efetivamente publicado.

Todo o trabalho estará disponível por tempo ilimitado e é de grande incentivo para a comunidade científica. O professor Efrain Pantaleón Matamoros, coordenador do estudo, repercutiu a importância de se obter visibilidade nessas produções, pois eleva o nome da Universidade, dos pesquisadores e influencia outros estudantes a participarem de produções como esta, sempre visando a excelência do conteúdo. Além disso, é uma contribuição no combate ao vírus.

Além da participação do docente, também estão envolvidos, voluntariamente, membros da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairí (FACISA), do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) e da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

O estudante de Engenharia da Computação e voluntário do projeto, Douglas Carvalho, também mostrou sua perspectiva, enquanto estudante de graduação, em participar de projetos como este, “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento, principalmente por ser em um tema de tão grande impacto para o mundo hoje e também no futuro, já que esperamos que se estenda para outras patologias.”, disse.

No mundo, o COVID-19 já atingiu a marca de mais de 29 milhões de infectados. O Brasil conta com mais de 4 milhões de casos e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, logo atrás dos Estados Unidos, em primeiro, e da índia, em segundo. O Rio Grande do Norte contabiliza mais de 65 mil casos. Com isso, a OMS continua alerta sobre uma nova onda de contaminações ao redor do globo.

Sobre a The Lancet

The Lancet é uma das revistas sobre medicina mais antigas e prestigiadas de conteúdo científico e publicada semanalmente. Fundada em 1823, tem como editora a Elsevier, do Reino Unido. A revista se diferencia das demais pela excelência do conteúdo por não não se limitar apenas à publicação de artigos com resultados de pesquisas, mas a produção de grandes relatórios baseados nas ciências que permitem influenciar, inclusive, decisões políticas ao redor do mundo.