PPgCTI tem projetos aprovados na fase final do edital Centelha

O edital tem como objetivo estimular a criação de negócios inovadores e disseminar a cultura empreendedora no estado.
Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 8 de junho de 2020

Entre as mais de 500 ideias submetidas para o Programa Centelha, o Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) teve 6 projetos aprovados para etapa final – dois deles entre os 15 melhores. 

O modelo de negócios desenvolvido pelo egressos do PPgCTI Luana Wandecy e Eugênio Brandão tem seus pilares nas temáticas manufatura avançada, mais conhecida como indústria 4.0, e robótica. SmartPet, ideia desenvolvida por Luana, trata-se de um adestrador inteligente para animais domésticos, o projeto ficou na quarta posição na lista preliminar de aprovados. A proposta de Eugênio, HUB de Impressão 3D, obteve o nono lugar. O egresso Vanderli Dantas submeteu a proposta de um sistema para controle de acessos, Bluh Pass, que foi desenvolvido na área de Big Data

Os mestrandos do PPgCTI Francemberg Ferreira e Euriam Barros também tiveram seus projetos aprovados. Atuando na área de Internet das Coisas (IoT), Francemberg Ferreira propos Sensores autônomos de baixo custo para prever e identificar vazamentos. Já Euriam, submeteu o projeto Voulooindo, na temática de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. 

Para contribuir com o desenvolvimento da Aquicultura norte-rio-grandense, o discente Luis Gustavo Braga submeteu o negócio de Aerador de Pressão à Vácuo. O projeto, supervisionado pelos professores Karina Ribeiro (EAJ/UFRN) e Henrique Rocha de Medeiros (EAJ/PPgCTI/UFRN), está em avaliação na Agência de Inovação da UFRN (Agir/UFRN) para posterior comercialização da tecnologia. O discente de Zootecnia é bolsista de Extensão e vem desenvolvendo o protótipo no Laboratório de Carcinicultura Pesquisa, Ensino e Extensão em Carcinicultura o LAPEC da EAJ/UFRN.

O Programa Ideias Inovadoras do Programa Centelha, promovido pelo Sebrae RN e pela Financiadora de Projetos e Estudos (Finep), tem o objetivo de estimular a criação de negócios inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Norte. Cada uma das ideias aprovadas na fase final receberá cerca de R$50 mil reais para o desenvolvimento do produto, assim como capacitações sobre gestão, vendas e marketing. O programa oportuniza ainda a conexão do negócio com os principais atores do ecossistema inovador do país.

A UFRN também teve projetos de outras áreas como biotecnologia e tecnologia social aceitos, totalizando 30% dos projetos aprovados. O resultado final estará disponível no dia 15 deste mês. 

Para mais informações:

https://programacentelha.com.br/rn