Novo aplicativo de correção de gabaritos é integrado à plataforma Multiprova

Escrito por: Carllos Delfino | Publicado em: 25 de maio de 2022

Lançada na última segunda-feira (23), provas aplicadas em papel é a nova função do Multiprova, plataforma de criação e gestão automatizada de atividades avaliativas criada na Escola de Ciências e Tecnologia, da UFRN.  Junto à nova função, foi liberado também o aplicativo auxiliar Multiprova Corretor, com o objetivo de corrigir cartões de respostas utilizando um smartphone.

Agora, os professores podem imprimir diferentes tipos de provas (variando a ordem das questões, dos itens, usando combinações de questões, variáveis matemáticas etc.) e, com um clique, fazer a correção. Se a correção fosse manual, o docente teria que identificar cada tipo de prova e seus diferentes gabaritos. Já o aplicativo coloca tudo no lugar certo, de forma automática.

O cartão de resposta disponibilizado permite a correção de até quinze questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e associação de colunas, sendo que o número máximo de itens nesses dois últimos tipos é seis. Futuramente, os desenvolvedores planejam lançar novas atualizações com outros tipos de cartão para atender outros cenários de correção automática, como cartões para muitas questões de múltipla escolha e um cartão para digitalização de respostas de questões discursivas.

Nos últimos anos, mais de vinte programadores passaram pela equipe do projeto, que hoje conta com cinco estudantes. A plataforma, que já aplicou cerca de setecentas mil provas para mais de vinte mil alunos, além de auxiliar com sistema de aplicação de provas da universidade, contribui para a formação profissional dos desenvolvedores, é o que ressalta o professor André Bessa Moreira, coordenador do projeto: “A saída de pessoas do projeto para o mercado de trabalho traz dificuldades (para a equipe), mas demonstra que nosso objetivo de contribuir com a formação de profissionais qualificados foi atingido”.

No momento, o Multiprova Corretor está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional Android (clique aqui realizar o download), mas, em breve, uma versão para iOS entrará em desenvolvimento, com previsão de lançamento para o próximo semestre.

Você pode conferir uma apresentação das novas funcionalidades no canal do Multiprova no YouTube.