Oficina do PPGECNM visa discutir a participação da mulher no âmbito acadêmico

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 16 de março de 2021

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM promove, no período de 16 a 30/03, a atividade “Mulheres nas Ciências”, oficina pedagógica voltada para a disseminação de conteúdo científico entre mulheres no meio acadêmico. A ação surgiu como produto educacional da mestranda Lays Liliane da Silva Araújo Fonseca – PPGECNM/CCET, que ministrará o curso, e conta com a coordenação da professora Carla Giovana Cabral, docente da Escola de Ciências e Tecnologia da área de Ciência, Tecnologia e Sociedade, também vinculada ao PPGCEM.

A oficina também contará com a participação de Josivânia Marisa Dantas- DPEC, co-orientadora de Lays Liliane, e terá foco em alunos e alunas do curso Licenciatura em Química, a ação conta com 60 vagas e terá carga horária de 12 horas. As inscrições poderão ser realizadas através do SIGAA, no caminho: Extensão> Inscrição online em ações de extensão> Oficina Pedagógica: “Mulheres nas Ciências”. A oficina será dividida em três momentos, com atividades síncronas e assíncronas, sendo eles:

Dia 16/03 – Momento I: Gênero e Ciências: Por que as mulheres não são citadas na História das Ciências e da Química?
De 23 a 29/03 – Momento II: As mulheres no Prêmio Nobel de Química.
Dia 30/03 – Momento III: Construção de biografias.

A oficina foi pensada no intuito de discutir a invisibilidade das mulheres nas ciências e aprofundar a reflexão que traz a ciência como uma área neutra. Além disso, traz, também, o objetivo de contextualizar o ensino das ciências e desconstruir essa ideia de neutralidade. Ações como essa são crescentes em todo o mundo e mostram a importância da igualdade em todas as áreas.

Para mais informações, acesse a página da ação no SIGAA.