Seleção de Monitoria – MECÂNICA DOS FLUIDOS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA MONITORIA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

Os professores de Mecânica dos Fluidos da Escola de Ciências e Tecnologia, representados pela Profa. Dra. Camila Pacelly Brandão de Araújo, no uso de suas atribuições, tornam público o presente edital, que estabelece os critérios e procedimentos para seleção de bolsistas de monitoria para a Área de Mecânica dos Fluidos.

1. OBJETIVO DO PROGRAMA DE MONITORIA: São objetivos do Programa de Monitoria conforme RESOLUÇÃO No 221/2012-CONSEPE, de 24 de outubro de 2012:
I – Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos cursos de Graduação;
II – Contribuir para o processo de formação do discente;
III – Incentivar no monitor o interesse pela carreira docente.

2. DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES: São atribuições do monitor conforme RESOLUÇÃO No 221/2012-CONSEPE, de 24 de outubro de 2012:
I – Participar do planejamento do componente curricular relacionado ao projeto de ensino;
II – Executar, sob a orientação do docente, as atividades pedagógicas previstas no projeto de ensino;
III – Participar do Seminário de Iniciação à Docência;
IV – Destinar parte de sua carga horária semanal para as atividades de atendimento aos alunos matriculados nos componentes curriculares previstos no projeto de ensino.

3. CRITÉRIOS PARA CANDIDATURA: Os discentes interessados em participar do processo seletivo de bolsista de monitoria para a área de Mecânica dos Fluidos devem atender aos seguintes pré-requisitos:
a) ter feito inscrição no cadastro único no SIGAA;
b) ser aluno regular de um curso de graduação da UFRN;
c) ter sido aprovado no componente curricular ECT2413 – Mecânica dos Fluidos e/ou seus equivalentes (ECT1403 – DEM025 – CIV0313 – MEC0373 – DEQ0614);
d) ter disponibilidade de pelo menos 20 horas semanais de dedicação ao projeto de ensino “Mecânica dos Fluidos – desafios educacionais e adaptação no pós pandemia” (Art. 12. da RESOLUÇÃO No 162/2018-CONSEPE, de 02 de outubro de 2018, que estabelece normas para os Programas e Projetos de Ensino da UFRN)

4. INSCRIÇÕES: As inscrições para a seleção de bolsistas de monitoria para a área de Mecânica dos Fluidos na modalidade voluntária estarão abertas a partir do dia 13/09/2023 até o dia 28/09/2023, através do SIGAA (Portal do Discente – Bolsas – Oportunidade de Bolsas)

5. PROCESSO SELETIVO: A seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita (ELIMINATÓRIA) com duração de 1h40 e a segunda, uma entrevista (CLASSIFICATÓRIA). Na prova escrita serão avaliados conhecimentos teóricos e práticos dos candidatos, com relação ao domínio do conteúdo da componente curricular. Para a realização da prova, o candidato deverá estar munido de caneta esferográfica azul ou preta e CALCULADORA CIENTÍFICA e computador ou dispositivo de acesso à internet com disponibilidade de vídeo e áudio, para acessar a sala virtual(cujo link será disponibilizado para os candidatos). Os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 7,0 passarão para a segunda etapa que consistirá em uma entrevista CLASSIFICATÓRIA. A prova escrita será realizada no dia 29/09/2023 na sala virtual do Google Meet (cujo link será enviado aos inscritos no dia 04/09 para o e-mail cadastrado no SIGAA via sistema) no horário das 10:00 às 11:40. A entrevista deverá ser realizada no dia 30/09/2023 em local e horário a ser divulgado aos aprovados na etapa escrita.

6. DA NOTA FINAL CLASSIFICATÓRIA E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO A prova escrita, de caráter eliminatório, será avaliada com nota de 0,00 (zero) a 10 (dez). Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a 7,0 (sete). Em caso de empate, o critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada. A nota da prova escrita será divulgada via SIGAA até o dia 29/09/2023, por ordem de classificação. A entrevista tem caráter classificatório.

7. DAS VAGAS E VALIDADE DA SELEÇÃO São dispostas 03 vagas sendo 01 vaga para BOLSISTA REMUNERADO E 02 vagas para BOLSISTA VOLUNTÁRIO. Esse processo seletivo tem validade de 1 (um) ano.