A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) torna público o edital para o Reingresso Específico, referente ao período letivo de 2025.2. As…
A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do RN (PAX) e a Ignyte, um coletivo de startups de inovação, divulgam uma oportunidade para alunos de criação de solução com IA, com prêmio de U$ 10.000 (aproximadamente R$ 56.000). As inscrições para o desafio “Repense o Acesso a Capital para PMEs” se encerram em 22 de junho, enquanto para o desafio “Cred-AI-Bility” estão abertas até 15 de junho.
Ambas as provas envolvem a submissão de propostas de idéias inovadoras, uma para solução de problemas envolvendo o acesso a crédito que pequenas e médias empresas tem nos Emirados Árabes (com foco em microempreendedores e outras startups), e a outra para medição de crédito por meios alternativos (comportamento mobile, pagamentos de serviços essenciais de infraestrutura básica ou histórico em e-commerce) para pessoas que não tem acesso a crédito, assim como também para auxiliar instituições financeiras.
No desafio de “Repense o Acesso a Capital para PMEs” as soluções desenvolvidas pelos alunos podem se encaixar em diferentes áreas de impacto como modelos de crédito com IA, dados alternativos para avaliação financeira, financiamento de cadeias de suprimentos e microcrédito ou modelos comunitários de investimento.
Já o desafio “Cred-AI-Bility” acontece em parceria com o Ruya Bank (Banco digital comunitário dos Emirados Árabes) e também oferece a possibilidade de contrato de longo prazo com o banco.
Segundo a diretora da ECT, Kaline Viana, a parceria entre a Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN e o PAX Augusto Severo é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, científico e social das duas partes e trará inúmeros benefícios, entre eles projetos de pesquisa, oportunidades de estágio para alunos e inovações tecnológicas por meio de desenvolvimento de soluções com aplicações práticas.
Kaline também ressaltou a importância dos desafios propostos pela Ignyte: “Dentre os principais benefícios temos a oportunidade dos nossos alunos melhorarem suas habilidades práticas por meio de resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e a aprendizagem com os erros, além de poder oportunizar a esses estudantes o reconhecimento na sociedade civil e universitária e é claro, de poder receber a premiação.”
As submissões para os desafios podem ser enviadas neste link.