Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é tema de palestra promovida pelo PPgEA em parceria com o INPE

Escrito por: Carllos Delfino | Publicado em: 9 de maio de 2022

Aconteceu na última sexta-feira, dia 06 de maio, a palestra “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no INPE: Perspectivas em pequenos satélites”, ministrada pelo Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin, no auditório da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), da UFRN. Os alunos puderam conhecer o que é o instituto, que foi fundado há 60 anos e possui sede em São José dos Campos (SP), e também foi apresentada sua coordenação geral, infraestrutura e atual andamento dos projetos de pesquisa e desenvolvimento dirigidos pelo INPE.

Clezio também falou sobre a perspectiva de aplicações de pequenos satélites e apresentou um novo modelo meteorológico que o instituto está desenvolvendo, de categoria revolucionária na opinião do diretor. O novo modelo possui previsão de conclusão para os próximos 10 anos, com algumas entregas previstas para 3 anos.

Além disso, foi apresentado aos presentes o kit PION CubeSat Educacional, desenvolvido no Brasil, que é uma plataforma hands-on de aprendizagem baseada no projeto de uma missão espacial. O CubeSat é composto por quatro subsistemas que simulam um satélite real de coleta de dados e visa apoiar os usuários no estudo da tecnologia espacial e da engenharia de satélites pela tecnologia CubeSats.

A palestra foi uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPgEA/UFRN), integrante da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA), e o INPE, e foi transmitida simultaneamente através do Youtube, onde você pode assistir na íntegra clicando aqui. Confira as fotos do evento: