Pesquisas na área de supermercados e varejo de alimentos são aceitas para apresentação em eventos

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 16 de abril de 2021

Duas pesquisas científico-empreendedoras da mestranda Angélica Domingos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), foram aceitas para apresentação em eventos neste primeiro semestre de 2021, ambas orientadas pelo docente Jamerson Viegas (PPgCTI).

A primeira pesquisa, intitulada “Avaliação de vendas e satisfação do cliente sobre produtos sazonais na padaria e rotisseria de um Supermercado”, é um resumo que foi apresentado, no dia 22 de março deste ano, no VI Congresso Online de Engenharia de Produção – VI CONEP, e aborda a questão de trabalhar com o planejamento multidisciplinar das datas comemorativas e a percepção da avaliação de vendas e satisfação do cliente sobre produtos sazonais na padaria e rotisseria de um supermercado.

Já a segunda é um artigo completo, que será apresentado nos dias 20 e 21 de maio, no XIII Congresso de Administração Sociedade e Inovação – XIII CASI. O estudo trata sobre o processo de padronização de uma linha de produção de vegetais, como minimamente processados e suco natural de frutas com qualidade nutricional, numa rede de supermercados do RN, seguindo os parâmetros de segurança dos alimentos durante o processo de fabricação. O objetivo principal do estudo é contribuir para minimizar as possíveis perdas de vegetais que seriam descartados por apresentarem pequenos danos leves.

Angélica é nutricionista, especialista em Engenharia de Negócios no setor de supermercados, tem mais de 10 anos de experiência trabalhando no comércio varejista e atualmente desenvolve pesquisas que tentam solucionar alguns gargalos evidenciados na prática diária de suas atividades. A partir de agora, a mestranda pretende acompanhar os processos desenvolvidos e avaliar indicadores e possíveis impactos que sua pesquisa gerou.

A discente ainda comentou que o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação exerce um papel importante na formação, ao ampliar as perspectivas de profissionais que precisam dividir o tempo entre trabalho e estudo sem perder a ciência como referencial, e, assim, atendendo às demandas de produção de conhecimento. 


PROGRAD abre inscrições para Reingresso de 2º Ciclo no Semestre 2022.2

Começa na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o processo de Reingresso nos cursos de 2º Ciclo da UFRN para o semestre 2022.1. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de maio, exclusivamente pela Plataforma SECACA da Secretaria Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (secacademica.ect.ufrn.br). Ao todo, são disponibilizadas 320 […]

ECT promove 4º Aulão de Cálculo I

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, o quarto aulão de Cálculo I, sobre Limites e Derivadas, no auditório F da Escola de Ciências e Tecnologia, de 8h55 até 12h30. Ministrada pela professora Simone Batista, a atividade tem por objetivo ajudar, através da revisão de conteúdos dados na disciplina, alunos e alunas do curso de […]

ECT oferta bolsa de apoio técnico no Laboratório de Eletrotécnica

O Laboratório de Eletrotécnica está oferecendo uma bolsa de apoio técnico para alunos dos cursos de Engenharia ou Ciências e Tecnologia, para atuar junto aos técnicos de laboratório do setor. O discente que tiver interesse em se inscrever, deve enviar currículo e histórico para o email alexandremagnus@ect.ufrn.br até o dia 16 de maio. O bolsista […]