Pesquisas na área de supermercados e varejo de alimentos são aceitas para apresentação em eventos

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 16 de abril de 2021

Duas pesquisas científico-empreendedoras da mestranda Angélica Domingos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), foram aceitas para apresentação em eventos neste primeiro semestre de 2021, ambas orientadas pelo docente Jamerson Viegas (PPgCTI).

A primeira pesquisa, intitulada “Avaliação de vendas e satisfação do cliente sobre produtos sazonais na padaria e rotisseria de um Supermercado”, é um resumo que foi apresentado, no dia 22 de março deste ano, no VI Congresso Online de Engenharia de Produção – VI CONEP, e aborda a questão de trabalhar com o planejamento multidisciplinar das datas comemorativas e a percepção da avaliação de vendas e satisfação do cliente sobre produtos sazonais na padaria e rotisseria de um supermercado.

Já a segunda é um artigo completo, que será apresentado nos dias 20 e 21 de maio, no XIII Congresso de Administração Sociedade e Inovação – XIII CASI. O estudo trata sobre o processo de padronização de uma linha de produção de vegetais, como minimamente processados e suco natural de frutas com qualidade nutricional, numa rede de supermercados do RN, seguindo os parâmetros de segurança dos alimentos durante o processo de fabricação. O objetivo principal do estudo é contribuir para minimizar as possíveis perdas de vegetais que seriam descartados por apresentarem pequenos danos leves.

Angélica é nutricionista, especialista em Engenharia de Negócios no setor de supermercados, tem mais de 10 anos de experiência trabalhando no comércio varejista e atualmente desenvolve pesquisas que tentam solucionar alguns gargalos evidenciados na prática diária de suas atividades. A partir de agora, a mestranda pretende acompanhar os processos desenvolvidos e avaliar indicadores e possíveis impactos que sua pesquisa gerou.

A discente ainda comentou que o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação exerce um papel importante na formação, ao ampliar as perspectivas de profissionais que precisam dividir o tempo entre trabalho e estudo sem perder a ciência como referencial, e, assim, atendendo às demandas de produção de conhecimento. 


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]