Pós em Ensino de Física obtém nota 5 em avaliação Capes

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 15 de setembro de 2022

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 51/UFRN, foi aferido com média 5 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2017 a 2020. O mestrado é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Física – Rede Nacional da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) em parceria com o Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE).

A classificação da Capes desempenha papel fundamental na consolidação e expansão da pós-graduação stricto sensu em todos os estados federados e é realizada com base em critérios que consideram, essencialmente, a produção científica dos docentes e discentes, formação do corpo docente, qualidade da formação dos alunos e impacto social dos programas a partir da inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Quanto à avaliação, Alexsandro Lima, coordenador do MNPEF na UFRN, declara que a nota é um reflexo da dedicação e empenho de todos que fazem parte do Programa. “Para além de um curso de pós-graduação universitária, é um sonho de melhoria na qualidade de ensino de física e ciências em todas as escolas do país. Agradeço e admiro toda a equipe de profissionais docentes, técnicos administrativos, bolsistas e discentes da ECT e do DFTE que, com sua dedicação e amor ao curso, transformaram o sonho em realidade”, comemora.

Ele também destaca que foi aprovado pelo Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF) uma proposta de Doutorado Nacional Profissional em Ensino de Física (DNPEF), que será um Programa em rede como o MNPEF e o Polo 51 já foi pré-aprovado para integrar essa rede nacional.