PPgCTI iniciará novo ciclo de defesas nos próximos dias 30 e 31 de agosto

Quatro trabalhos de mestrado serão apresentados no dia 30, cinco no dia 31 e haverá uma banca de qualificação no dia 2 de setembro.

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 23 de agosto de 2021

O Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN cadastrou nove novas bancas de Defesa de Mestrado que serão dividas em dois dias. Confira quais trabalhos serão apresentados em cada dia: 

Dia 30: 

  • “Prospect: Estimulando Conexões Entre Estudantes, Universidades e Empresas” é o título do trabalho de  Hilton Fernandes da Cunha Neto que será apresentado às 13:30.
  • Logo mais, às 14:00, é a vez de Lana Cristina de Oliveira Souza apresentar seu trabalho intitulado “ Conecta Talentos: Uma Contribuição na Plataforma Web para Mudanças Sociais”.
  • Em seguida, às 14:30 será apresentado o trabalho “Desenvolvimento de Processo de Codesign para Criação de Novos Serviços Educacionais”, de autoria de Julio Mariano de Oliveira Neto. 
  • Por fim, às 19:30, Rubens Campos de Almeida Júnior irá apresentar sua tese intitulada “ SiCaPi – Sistema para Cálculo da Probabilidade de Impacto em Embarcações por Veículos Aeroespaciais”. 

Dia 31:

  • Intitulado “Eco-Ágil: framework para desenvolvimento e aplicação de Ecoinovações frugazes combinadas à Metodologias Ágeis”, o trabalho de autoria de Juliana Belko Barros será o primeiro a ser defendido, às 09:00.
  • Às 14:00 é a vez de Thiago Lima da Costa defender sua tese intitulada “ Utilizando o advento da realidade aumentada, com o implemento da geolocalização para potencialização da publicidade das organizações, através da aplicação VIRTEAL”.
  • Logo mais, às 14:30, será apresentado o trabalho “ Inovenow – Desenvolvimento Metodológico para Disseminação de Conhecimento Sobre Empreendedorismo e Inovação Tecnológica” de autoria de Vanessa Paiva Pess.
  • O trabalho “BUÁTECH 2.0 – Versão Embarcada e Inteligente da Babá Eletrônica para Pais Surdos” será defendido por sua autora, Ana Caline Escarião de Oliveira, logo em seguida, às 15:30. 
  • E a última apresentação do dia será a de Mauro Oruam Barbosa Nogueira, às 16:00, com o trabalho intitulado “Sistema de Informação Gerencial Frugal para Bares e Restaurantes – Inserção Mercadológica da Startup General System Integrated – Gsi”.

Além dos trabalhos já citados, no dia 2 de setembro, haverá uma Banca de Qualificação. O aluno é Cássio Leandro de Queiroz Rodrigues e seu trabalho será apresentado às 14:00. O título do seu trabalho é “Efeitos Jurídicos e Econômicos na Aplicação Direta do App Faceponto Em Empresa de Terceirização de Mão de Obra: Um Estudo de Caso”. Todas as defesas acontecerão de forma virtual, por meio de salas de videoconferência do Google. Os links de cada uma podem ser conferidos na página do PPgCTI. 


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]