PPgCTI realiza 3a edição do Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 13 de setembro de 2021

Entre os dias 22 a 25 de setembro de 2021 acontece o 3rd International Symposium on Technological Business – ISTB, evento bianual realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação – PPgCTI da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A edição de 2021, devido a pandemia do coronavírus, será online. Dentro dos esforços de consolidação do Programa, centrados em pesquisas científico-empreendedoras, a terceira edição do ISTB tem como tema: ‘Innovation: in Science, we trust!’.

A partir dos objetivos institucionais do PPgCTI de qualificar a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos, o evento promove um espaço de conectividade para debater a difusão da Cultura da Inovação, integrando o Programa à graduação, ao mercado e à sociedade. Adicionalmente, a iniciativa objetiva a interiorização e a internacionalização do PPgCTI.

Programação e Inscrições

A Programação acolhe interesse de acadêmicos, de cientistas empreendedores; de empresários; de investidores e de gestores públicos com discussões acerca do fomento da inovação em universidade e empresas; de instrumentos de captação de recursos em mercado de capitais; de ambientes de inovação; de inovação e design; de criação de valor na indústria 4.0 e do papel da inovação no desenvolvimento econômico. As palestras e mesas redonda contam com pesquisadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A participação nas atividades abertas do 3rd ISTB gera certificado de 30 horas. Adicionalmente, a participação em um dos quatro minicursos ou workshops gera um certificado adicional de 3 horas. Orientado a ofertar um habilidade dentro da ciência empreendedora, é possível fazer apenas um dos minicursos ofertados, uma vez que todos acontecem simultaneamente no sábado (25), das 9h às 12h.

As inscrições são gratuitas. Inscreva-se aqui

Submissão de Trabalhos

Na direção de ampliar o debate e de conectar saberes acerca da difusão da Cultura da Inovação alicerçada em Ciência, o convidamos a submeter trabalhos nas sessões técnicas: 

CIÊNCIA EMPREENDEDORA
A seção técnica acolhe contribuições de estudos sobre: 
Ambientes de Inovação
Análise de Viabilidade Técnico-Econômica
Análise e Simulação Financeira da Inovação.
Gestão do Conhecimento
Gestão Estratégica
Metodologias e Ferramentas de Criatividade
Modelagem de Mercados e de Negócios
Serviços Tecnológicos

Submissão de Resumos ou Trabalhos Completos para a Sessão Técnica ‘Ciência Empreendedora’, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de setembro aqui

GESTÃO E ECONOMIA DA INOVAÇÃO
A seção técnica acolhe contribuições de estudos sobre: 
Cenarização Tecnomercadológicas
Complexidade Econômica
Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
Políticas Industriais e de Ciência, Tecnologia e Inovação

Submissão de Resumos ou Trabalhos Completos para a Sessão Técnica ‘Gestão e Economia da Inovação’, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de setembro, aqui 

ENSINO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
A seção técnica acolhe contribuições de estudos sobre: 
Avaliação de Produção Intelectual e Pós-graduação
Casos para Ensino
Docência no Ensino Superior
Estudos Críticos
Formação Profissional

Submissão de Resumos ou Trabalhos Completos para a Sessão Técnica ‘Ensino de Ciência, Tecnologia e Inovação’, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de setembro, aqui 

Sobre o Evento

A terceira edição do Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos – SINT está centrada na temática ‘Inovação: na Ciência, nós confiamos!’. No livro ‘Capitalismo, socialismo e democracia’, publicado em 1942, o economista austríaco Joseph Alois Schumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, a partir da sua capacidade de gerar novas ideias e de realizá-las. A inovação, por sua vez, traduz a implementação de soluções mercadológicas, sociais ou organizacionais e deriva da ciência. Assim, ciência forte, economia forte.

Interdisciplinaridade e Pluralidade da Inovação

A conectividade de conhecimentos, inquietações e ideias viabiliza um ambiente criativo que gera inovação. É dentro desse conceito que o SINT objetiva configurar-se como espaço de conexão de inovadores, de todas as vertentes, para difundir a cultura da inovação de forma plural e interdisciplinar.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação – PPgCTI, o evento visa promover um canal de conectividade entre pesquisadores, de todas as áreas de conhecimento, que tenham a inovação e os negócios tecnológicos como temáticas de interesse, e demais agentes do ecossistema de inovação: atores do empreendedorismo, de empresas consolidadas à empresas juniores e startups; gestores governamentais e investidores.

Confira, também, o Modelo de Apresentação de Trabalho 

Para mais informações sobre a programação do evento, acesse o Instagram @ppgcti.


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]