PPgEA promove palestra em parceria com o INPE

Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 5 de maio de 2022

Acontece nesta sexta-feira, dia 06 de maio, a palestra “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no INPE: Perspectivas em pequenos satélites”, às 9h, no Auditório C da Escola de Ciências e Tecnologia, ministrada pelo Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr. Clezio Marcos de Nardin. A atividade é uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPgEA/UFRN), intregrante da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA), e o INPE.

O objetivo da palestra é apresentar, de forma sistemática e organizada, o atual andamento dos projetos de pesquisa e desenvolvimento dirigidos pelo INPE, especialmente no que se refere a pequenos satélites e suas inúmeras utilidades, dentre as quais se destacam as áreas de defesa nacional, controle de fronteiras, comunicação, monitoramento ambiental, tecnologias disruptivas, meteorologia, ciências climáticas, desastres naturais, agropecuária, indústria, transportes, entre outros.

Clezio Nardin está em Natal para dialogar sobre parcerias e projetos de interesse na área de pesquisa espacial e suas aplicações, além de fortalecer os vínculos já existentes com instituições como o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e UFRN. Acompanhado de alguns pesquisadores do próprio Instituto, o diretor do INPE aproveitará ainda a oportunidade para participar de reunião com o Magnífico Reitor, professor José Daniel Diniz Melo, para tratar de acordos de cooperação e projetos.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

Sobre o INPE

O INPE é um Instituto Federal brasileiro criado em 1961 e dedicado à pesquisa e exploração espacial. Com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas científicas e nas tecnologias espaciais, o instituto tem instalações em doze cidades, sendo Natal uma delas. A Missão do INPE é promover e executar estudos, além de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial, bem como em domínios correlatos, conforme as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Disponibilizado edital para eleição de representação estudantil para os conselhos deliberativos da ECT

Foi publicado hoje, 24, edital com as normas internas para eleição dos representantes estudantis para os conselhos deliberativos da Escola de Ciências e Tecnologia. São quatro vagas para os titulares e seus respectivos suplentes no Conselho da Escola de Ciências e Tecnologia (CONECT), entre os alunos de cursos da graduação e pós-graduação vinculados à ECT. […]

Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da ECT está de sala nova

Tomar decisões quanto ao caminho profissional que deseja seguir, organizar uma rotina de estudos entre outras habilidades necessárias aos estudantes, principalmente da graduação, pode não ser uma tarefa tão fácil a princípio. Nesse sentido, o Serviço de Psicologia Escolar e Educacional da Escola de Ciências e Tecnologia (SPEE/ECT), atua nessas demandas, auxiliando os alunos no […]