PPGEA promove palestra sobre qualidade de software

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 27 de novembro de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) promove, dia 13 de novembro, na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN), a palestra “Garantia da Qualidade de Software: Falhas, V&V, Contra Medidas e Novas Tecnologias”. A ser ministrada pela professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Regina Moraes, a palestra acontece das 14h50 às 16h35, no Auditório “F” da ECT e abordará as novas tendências para controle de qualidade de softwares e também os desafios que o setor de Engenharia de Software está passando com a transição para os sistemas ciber-físicos (CPS, do inglês Cyber Physical System). Por meio do projeto ADVANCE, iniciativa da União Europeia, a professora visita a UFRN e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  sediado em Natal.

Regina Moraes é professora plena da Universidade de Campinas (UNICAMP) e professora catedrática convidada da Universidade de Coimbra (UC-PT), atuando na pesquisa de computação confiável e teste de software desde 2001. Graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP, com mestrado e doutorado em Engenharia de Software e pós-doutorado pelo Laboratoire d’Analyse et d’Architecture des Systèmes du Centre National de la Recherche Scientifique (LAAS/CNRS), Toulouse, França, Regina tem como linha de pesquisa a avaliação experimental de sistemas de software confiáveis, injeção de falhas, teste de software e de segurança, privacidade de dados. Participou do desenvolvimento de ferramentas para injeção de falhas de software e injeção de ataques.

Mais recente programa de pós graduação da ECT, o PPGEA tem um curso de mestrado acadêmico voltado a profissionais graduados nas áreas de exatas em geral e que conta com quatro linhas de pesquisa, sendo elas: Materiais e Tecnologias Aeroespaciais (MTA); Hipersônica (HS);Ciências Espaciais (CE) e Ciências Atmosféricas (CA). Na UFRN o curso está vinculado à ECT e teve seu início em abril deste ano.