Premiação reconhece a professora da ECT como liderança emergente em na Química

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 22 de maio de 2024

A 7ª Edição do Prêmio ACS-SBQ Mulheres Brasileiras em Química – 2024 premiou a professora Elisama Vieira, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT-UFRN). O prêmio foi concedido na categoria Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas em reconhecimento ao notável trabalho da pesquisadora no desenvolvimento de processos eletroquímicos com amplo foco na química verde e ambiental. O anúncio foi feito na última semana pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pela American Chemical Society (ACS).

A premiação visa promover a diversidade e a igualdade de gênero na ciência, tecnologia, engenharia e matemática e reconhecer as pesquisadoras que tenham contribuições científicas com destaque. Além da categoria em que Elisama foi premiada, são destacadas ainda as lideranças na Academia e na Indústria. As cientistas premiadas serão homenageadas na próxima sexta-feira (24) durante a 47ª Reunião Anual Virtual da SBQ em uma sessão específica voltada ao prêmio.

Ao falar sobre a importância do prêmio, Elisama destaca o impacto das pesquisas realizadas por professores da UFRN. “Eu acredito que o reconhecimento desta conquista demonstra o impacto que nós professores da ECT temos na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Eu fico muito grata em ter sido selecionada e privilegiada com esse reconhecimento”, comenta a professora. Ela ainda enfatiza que tanto a UFRN, quanto a ECT têm “um papel de fundamental importância na execução desses projetos”.

Elisama Vieira atua como professora da ECT-UFRN desde 2016, desenvolvendo pesquisas no Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada. Recentemente, ela tem se dedicado aos aspectos experimentais e teóricos que envolve a aplicação real de tecnologia eletroquímica que gerem fundamentos para novos processos que visam a elaboração e comercialização de dispositivos eletroquímicos para depuração de águas, sensores eletroquímicos e eletrolisadores híbridos para produção de hidrogênio verde.

Esse conhecimento tem sido aplicado na descontaminação de diferentes matrizes de efluentes, buscando a descentralização do processo tratamento de águas contaminadas e simultânea produção de compostos de valor agregado, tais como combustível sustentável (hidrogênio verde) e matéria prima para vários segmentos industriais (ácidos carboxílicos, álcoois e polímeros).