Professor da ECT participa de workshop internacional

Organizado pela universidade de Cambridge, o evento tem foco nos modelos não-Markov para processos de movimento.
Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 29 de novembro de 2023

O professor Josinaldo Menezes, da Escola de Ciências e Tecnologia, apresentou a palestra Adaptive movement strategies in cyclic games during an epidemic no Workshop Modelling non-Markov Movement Processes, que aconteceu entre os dias 06 e 10 de novembro, no Isaac Newton Institute For Mathematical Sciences, da Universidade de Cambridge, Inglaterra. O objetivo foi reunir cientistas interessados em diferentes áreas de movimentos complexos em um contexto biológico, desde a pesquisa de campo, até a análise de dados e modelagem teórica, tendo como foco os movimentos complexos para além do modelo de Markov.

Registro da palestra ministrada pelo professor Josinaldo Menezes em workshop na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal

O trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo Rock Paper Scissors Biodiversity, coordenado por Josinaldo na ECT/UFRN, que desenvolve modelos de simulações estocásticas que ajudam a compreender as dinâmicas populacionais na biodiversidade, utilizando o jogo Pedra Papel e Tesoura. O grupo é o único no mundo voltado para esse tipo de pesquisa e diversos pesquisadores já utilizaram as suas simulações ou citaram seus artigos em seus projetos.

No estudo apresentado no evento, esses modelos são utilizados para analisar o comportamento de cinco espécies cujos organismos enfrentam surtos epidêmicos locais. A conclusão é de que a espécie que predomina ao final da simulação é a que tem a melhor adaptação local ao adotar o distanciamento social.

A participação de Josinaldo no workshop ajudou a difundir mundialmente ainda mais a pesquisa científica em simulações espaciais de sistemas biológicos, o que proporcionou uma colaboração científica internacional entre o Rock-Paper-Scissors and Biodiversity e pesquisadores da Universidade de Pequim, China.

“Foram formados diversos grupos de pesquisa envolvendo pesquisadores (matemáticos, físicos, cientistas da computação e biólogos) de vários países. Fiquei responsável por liderar a parte computacional dos estudos e, para isso, participarão também do projeto estudantes de iniciação científica da UFRN”, explica o professor.