Projeto da ECT prepara alunos no caminho da liderança e empreendedorismo

Curso aborda técnicas para desenvolver startups com exemplos práticos de sucesso no mundo empresarial.
Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 26 de abril de 2023

Pensar em startups é pensar em inovação. Empresas com modelos de negócios inovadores oferecem soluções disruptivas, ou seja, soluções em que uma tecnologia, produto ou serviço se transforma ou é substituído por uma solução inovadora superior. Dentro da elaboração de uma startup pode acontecer a transformação do conhecimento científico em uma cultura empreendedora e de grande potencial.

O “Startup Academy – Escola de Inovação e Empreendedorismo” é um projeto da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) e, em uma parceria com o grupo Natalnet e Instituto Metrópole Digital (IMD), trabalha objetivando incluir os alunos na tarefa de pensar e criar negócios inovadores e escaláveis de base tecnológica. Coordenado pelo professor da ECT  Aquiles Burlamaqui,  é direcionado a alunos do ensino médio e alunos dos anos iniciais dos cursos da UFRN.

Estudantes do ensino médio em visita ao Laboratório de Automação e Robótica da ECT. Arquivo pessoal.

A partir do desenvolvimento de soft skills e hard skills, times são formados e fazem uso das ferramentas apresentadas para a estruturação de uma startup, culminando na participação de um hackathon (competição de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e, ao final, de um evento para premiação das melhores ideias e produtos minimamente viáveis (MVPs) de startups.

O curso tem um módulo teórico, no formato EAD, e prático, com visitas aos laboratórios e startups onde são trabalhados conteúdos basilares desse universo, como definições, tipos de relacionamentos de empresa, modelo de negócios, business model canvas, pitch, entre outros. No decorrer do projeto, os alunos farão mini-estágios de algumas semanas em grupos de pesquisa da UFRN, assim como em startups associadas ao projeto. Todo o progresso é documentado e acompanhado em uma comunidade no discord, para que as escolas participantes possam interagir, ampliando o ecossistema de inovação do estado.

O professor Aquiles fala a respeito dessa realização. “O nosso grupo de pesquisa, Natalnet, além das mais de mil publicações e formação de centenas de alunos a nível de graduação, mestrado e doutorado, já foi berço para o nascimento de mais de 20 startups. O projeto Startup Academy, desde que surgiu em 2022, tem como objetivo disseminar todo esse conhecimento da cultura empreendedora e de inovação para alunos da graduação e do ensino médio”.

Participantes conhecem a empresa Void3D, que realiza serviços de impressão 3D. Arquivo pessoal.

Hanna Nery é estudante de programação e conheceu o Startup Academy em 2022, através do Sigaa. A aluna tem uma empresa de desenvolvimento e, dentro do projeto, conversa com os participantes a respeito de como é ter uma empresa e seus desafios. “O projeto é bem integrado, você não precisa ser necessariamente da área de tecnologia, o grupo é bem diverso e essa é a parte legal, trazer essa pluralidade. E também o fato de que essa metodologia é muito importante no ensino da tecnologia”, complementa Hanna.

Alunos de graduação interessados já podem realizar a inscrição via Sigaa. Para estudantes de ensino médio, as escolas interessadas devem entrar em contato com a coordenação do projeto, visto que é necessário fazer um planejamento de atuação, onde são levados em conta fatores como infraestrutura e professores interessados em dar suporte. Espera-se que uma segunda turma seja formada no segundo semestre. Maiores informações podem ser encontradas no instagram do projeto.