Projeto da ECT pretende revitalizar equipamentos de informática em escolas públicas do RN

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 4 de abril de 2024

As escolas públicas, tanto da rede municipal quanto estadual de ensino, na maioria das vezes tem seus materiais de informática provenientes de doações ou adquiridos pelo governo. Embora os espaços físicos para montagem de laboratórios estejam disponíveis, frequentemente os equipamentos recebidos não são instalados dentro do prazo necessário ou acabam inoperantes, amontoando-se nas salas. Impulsionado por essa razão, o professor Marconi Rodrigues, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), desenvolveu um projeto que tem como objetivo aproveitar o material de informática ocioso presente nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte.

Inicialmente, o projeto foi implementado como um piloto em uma escola específica do estado do RN, a Escola Estadual em Tempo Integral Isabel Gondim, localizada no bairro das Rocas. Atualmente com dois voluntários do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da ECT, a ação entrou em sua fase inicial de seleção e montagem de equipamentos, e pretende revitalizar mais de 20 gabinetes até o final de abril. Segundo o professor Marconi, muitos gabinetes estão sem peças vitais, como a memória RAM, entre outros componentes que auxiliam no funcionamento dos gabinetes.

Além disso, para as próximas edições, será considerada a possibilidade de ampliar para outras instituições de ensino no estado do Rio Grande do Norte. Marconi acrescenta que, além do trabalho de revitalização, os resíduos provenientes desta ação serão descartados de maneira correta, e que todos os envolvidos no projeto terão a oportunidade de aprender sobre os processos adequados de descarte desses materiais.

Para saber mais informações, acesse o site do projeto através do Sigaa.