Projeto de alunos da UFRN é apresentado em simpósio de Engenharia de Produção da USP

Escrito por: Vivian Mariano | Publicado em: 1 de dezembro de 2025

No dia 25 de novembro, foi apresentado no IX Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção (SAEPRO), da Universidade de São Paulo (USP), o projeto de alunos da UFRN intitulado SISCARE: Um Sistema Integrado de Captação Solar e Reuso Hídrico como Tecnologia Social para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Potiguar.

O projeto surgiu através da observação das dificuldades que a região semiárida do Rio Grande do Norte enfrenta em relação à escassez de água, degradação ambiental e acesso limitado a fontes de energia confiáveis. Além da preocupação com questões ambientais, o sistema viabiliza o cultivo hidropônico de alimentos, produzidos em estufas e sem necessidade de usar a terra, visando a segurança alimentar de comunidades locais da região.

Participaram do desenvolvimento do SISCARE os estudantes do curso de Ciências e Tecnologia Igor Santiago, João Roberto Freire, Whalyson Otthon, Cleberson Costa e Diogo Alves, além de Vitor Daniel Santos e Estefany Guedes, estudantes de Tecnologia da Informação e Gestão Hospitalar respectivamente. A ideia do projeto surgiu durante a disciplina de “Empreendedorismo, Negócios e Gestão de Projetos Inovadores”, ministrada pelo professor Efrain Matamoros, da ECT.  Na disciplina, os discentes devem produzir um um artigo científico, para que seja submetido em congressos e ter visibilidade na área de Negócios Tecnológicos.

Estefany Guedes comenta sobre como a área da saúde está presente no projeto. “O SISCARE não trabalha apenas com água e energia, ele promove qualidade  de vida, prevenção de doenças e melhorias diretas na saúde das comunidades. A partir do momento em que o projeto garante água potável, alimentos frescos e sem agrotóxicos e um ambiente mais limpo e sustentável, ele contribui diretamente para a redução de problemas de saúde, como doenças de veiculação hídrica, desnutrição e complicações relacionadas à falta de saneamento”, diz a aluna.

Discente Igor Santiago apresentando o projeto SISCARE no IX simpósio de Engenharia de Produção da USP.

Em relação à apresentação do trabalho em um evento acadêmico nacional, Igor Santiago, que representou a equipe no evento, ressalta que a experiência foi muito gratificante e destaca a importância do tema do trabalho. “É muito importante que em eventos de alto nível como a SEAPRO seja falado sobre essa problemática das secas que atingem a região semiárida do RN e outras cidades do nordeste”, acrescenta o aluno.

Já o professor Efrain Matamoros destaca que se sente feliz ao ver o projeto de seus alunos ser apresentado fora da UFRN. “A sensação que tenho é muito boa, ver que tem alunos que se preocupam com a sua carreira e que querem ter visibilidade acadêmica. A USP é uma universidade de muito prestígio, e ver os alunos apresentar um trabalho e poderem ser vistos nela é realmente um orgulho”, comemora o professor.