Projeto de extensão introduz estudantes a cultura oceânica

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 8 de novembro de 2023

O “EXPOMAR Saberes do Oceano 2023” é uma ação criada dentro do programa Escola Azul, que convida todas as escolas do país a integrar estudantes, professores e comunidade para desenvolverem a cultura oceânica. No Rio Grande do Norte, o projeto une a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN) e Secretaria Municipal de Educação de Natal, e é coordenado pelo professor do IFRN Miguel Evelim.

Na última terça-feira, dia 07 de novembro, os estudantes e participantes da ação, receberam a certificação que marca o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo de 6 meses, com trabalhos realizados pelos alunos e exposição também de sedimentos, microfósseis e rochas de ambientes marinho/costeiro, montadas nas salas de aula pelos alunos da UFRN e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

A extensão foi realizada na Escola Municipal Josefa Botelho, localizada na vila de Ponta Negra e oficialmente a primeira escola selo azul do RN. “É uma colaboração muito valiosa entre as instituições e nossa maior conquista para esse início é o selo azul fornecido pela Unesco. A ação é algo que vem para somar, unir e compartilhar experiências relacionadas a divulgação da cultura oceânica”, pontua o coordenador Miguel Evelim.

A escola foi selecionada de forma estratégica por estar localizada em uma região com uma cultura de pesca e mar muito presentes, onde diversos alunos têm pescadores na família e possuem um vínculo com a cultura oceânica, que foi aprimorado com o projeto.

“A realização é um grande passo na busca de estimular a percepção das futuras gerações sobre a preservação do oceano e do desenvolvimento sustentável. É importante que as universidades e órgãos de fomento a ciências contemplem essas atividades”, esclarece Mary Nogueira,  professora da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN) e coordenadora adjunta da ação de extensão.