Projeto incentiva a busca pelo prazer de ler

Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 19 de março de 2024

A leitura desempenha um papel fundamental em qualquer área do conhecimento e no bom desempenho dos estudantes. Buscando incentivar nos alunos o prazer da leitura, o projeto de extensão “Biblioterapia: Ler com prazer buscando o prazer de ler” já está com data marcada para iniciar suas atividades neste semestre. Os encontros começam no dia 26 de março, todas as terças-feiras, das 7h às 8h40, na Escola de Ciências e Tecnologia.

Durante os encontros semanais, o grupo se reúne para uma roda de conversa sobre os textos previamente definidos pela professora. Nessas conversas, os estudantes podem “socializar suas impressões sobre o texto, falar sobre as dificuldades de leitura compreensiva, discutir o que mais chamou a atenção no texto e desenvolver crenças expansivas sobre si mesmo e sobre o seu contexto sócio-educativo-profissional”.  Cavaleiro preso na armadura, O pequeno príncipe, O velho e o mar e A pérola são alguns dos livros que costumam ser lidos.

Além de aprimorar habilidade leitora, o projeto também promove o que a coordenadora Edna Rangel chama de “cura pela leitura”. A leitura pode se tornar uma aliada na “cura de ansiedades, depressão, cura da falta de compromisso consigo mesmo, da falta de interpretação textual, estímulo ao prazer de ler, entre outros”. Segundo a professora, o projeto tem tido “excelentes resultados entre os participantes”.

As inscrições poderão ser feitas pelo Sigaa em breve. Para mais informações, acesse a página do projeto.