Protagonismo e representatividade: confira o resultado do concurso Mulheres na Ciência

O concurso estava incluso na programação da Semana da Mulher, uma série de eventos e postagens em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 25 de março de 2021

No dia 19 de março, o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia divulgou o resultado do concurso “Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ideação e Protagonismo Feminino”. A competição consistiu em propostas de maneiras para ampliar a inclusão feminina nas áreas de ciências exatas e engenharia.

O grupo vencedor foi formado por Thaise Silveira dos Santos Apolinário, Iasmin Caroline Costa de Araújo e Sarah Carla Gomes de Campos, que apresentaram dois planos de atuação. O primeiro plano busca solucionar a falta de representatividade feminina no ambiente escolar, por meio de materiais que considerem as questões de igualdade de gênero. No outro, foi proposto a mudança nas atuações publicitárias e parentais para mudar a perspectiva de profissionais femininas no mercado de trabalho.

O segundo lugar foi ocupado por Steffany Jennyfer Santos de Araújo, que propôs apresentar programas, projetos, sites e ONGs existentes no Brasil que ajudam as meninas do ensino fundamental II e ensino médio a conhecer a área da tecnologia. Já a proposta das discentes Maria Júlia Ferreira de Almeida, Beatriz Melo de Lima e Danyele Silva Dantas de Souza ficou com o terceiro lugar, objetivando a aplicação de campanhas que reforcem a importância feminina na ciência mostrando vidas e obras de mulheres que fizeram história na ciência, sendo, desse modo, uma forma de incentivar jovens estudantes a seguir no caminho tecnológico.

As propostas foram avaliadas pelas docentes Simone Batista, Edna Rangel, Kathiane Santana e Jazielle Carvalho Sá. Os critérios de avaliação utilizados foram coesão e coerência, viabilidade e efetividade do plano de ação, pensamento crítico e referência bibliográfica.

O concurso estava incluído no calendário da Semana da Mulher – série de eventos e postagens elaborados em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Estamos muito felizes com os resultados, esse foi o primeiro concurso que realizamos com a nova diretoria. Ficamos felizes em saber que as meninas que participaram estiveram presentes, se esforçaram bastante e trocaram conhecimentos”, afirma Larissa de Alcântara, diretora de eventos do DAECT. Segundo Larissa, um dos principais objetivos era inventar meninas mostrando que elas são capazes de idealizar e desenvolver projetos.




PROGRAD abre inscrições para Reingresso de 2º Ciclo no Semestre 2022.2

Começa na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o processo de Reingresso nos cursos de 2º Ciclo da UFRN para o semestre 2022.1. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 30 de maio, exclusivamente pela Plataforma SECACA da Secretaria Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (secacademica.ect.ufrn.br). Ao todo, são disponibilizadas 320 […]

ECT promove 4º Aulão de Cálculo I

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, o quarto aulão de Cálculo I, sobre Limites e Derivadas, no auditório F da Escola de Ciências e Tecnologia, de 8h55 até 12h30. Ministrada pela professora Simone Batista, a atividade tem por objetivo ajudar, através da revisão de conteúdos dados na disciplina, alunos e alunas do curso de […]

ECT oferta bolsa de apoio técnico no Laboratório de Eletrotécnica

O Laboratório de Eletrotécnica está oferecendo uma bolsa de apoio técnico para alunos dos cursos de Engenharia ou Ciências e Tecnologia, para atuar junto aos técnicos de laboratório do setor. O discente que tiver interesse em se inscrever, deve enviar currículo e histórico para o email alexandremagnus@ect.ufrn.br até o dia 16 de maio. O bolsista […]