Protagonismo e representatividade: confira o resultado do concurso Mulheres na Ciência

O concurso estava incluso na programação da Semana da Mulher, uma série de eventos e postagens em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 25 de março de 2021

No dia 19 de março, o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia divulgou o resultado do concurso “Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ideação e Protagonismo Feminino”. A competição consistiu em propostas de maneiras para ampliar a inclusão feminina nas áreas de ciências exatas e engenharia.

O grupo vencedor foi formado por Thaise Silveira dos Santos Apolinário, Iasmin Caroline Costa de Araújo e Sarah Carla Gomes de Campos, que apresentaram dois planos de atuação. O primeiro plano busca solucionar a falta de representatividade feminina no ambiente escolar, por meio de materiais que considerem as questões de igualdade de gênero. No outro, foi proposto a mudança nas atuações publicitárias e parentais para mudar a perspectiva de profissionais femininas no mercado de trabalho.

O segundo lugar foi ocupado por Steffany Jennyfer Santos de Araújo, que propôs apresentar programas, projetos, sites e ONGs existentes no Brasil que ajudam as meninas do ensino fundamental II e ensino médio a conhecer a área da tecnologia. Já a proposta das discentes Maria Júlia Ferreira de Almeida, Beatriz Melo de Lima e Danyele Silva Dantas de Souza ficou com o terceiro lugar, objetivando a aplicação de campanhas que reforcem a importância feminina na ciência mostrando vidas e obras de mulheres que fizeram história na ciência, sendo, desse modo, uma forma de incentivar jovens estudantes a seguir no caminho tecnológico.

As propostas foram avaliadas pelas docentes Simone Batista, Edna Rangel, Kathiane Santana e Jazielle Carvalho Sá. Os critérios de avaliação utilizados foram coesão e coerência, viabilidade e efetividade do plano de ação, pensamento crítico e referência bibliográfica.

O concurso estava incluído no calendário da Semana da Mulher – série de eventos e postagens elaborados em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Estamos muito felizes com os resultados, esse foi o primeiro concurso que realizamos com a nova diretoria. Ficamos felizes em saber que as meninas que participaram estiveram presentes, se esforçaram bastante e trocaram conhecimentos”, afirma Larissa de Alcântara, diretora de eventos do DAECT. Segundo Larissa, um dos principais objetivos era inventar meninas mostrando que elas são capazes de idealizar e desenvolver projetos.

Discentes do PPgCTI aprovam projetos sobre sustentabilidade no Sebraelab

Você piscou e os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) foram aprovados em mais um edital. Desta vez, os projetos de pesquisa obtiveram resultados positivos na seleção do III Concurso SEBRAELAB Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental.  Os projetos do PPgCTI foram classificados tanto para o programa de aceleração com premiação […]