Protagonismo e representatividade: confira o resultado do concurso Mulheres na Ciência

O concurso estava incluso na programação da Semana da Mulher, uma série de eventos e postagens em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 25 de março de 2021

No dia 19 de março, o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia divulgou o resultado do concurso “Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ideação e Protagonismo Feminino”. A competição consistiu em propostas de maneiras para ampliar a inclusão feminina nas áreas de ciências exatas e engenharia.

O grupo vencedor foi formado por Thaise Silveira dos Santos Apolinário, Iasmin Caroline Costa de Araújo e Sarah Carla Gomes de Campos, que apresentaram dois planos de atuação. O primeiro plano busca solucionar a falta de representatividade feminina no ambiente escolar, por meio de materiais que considerem as questões de igualdade de gênero. No outro, foi proposto a mudança nas atuações publicitárias e parentais para mudar a perspectiva de profissionais femininas no mercado de trabalho.

O segundo lugar foi ocupado por Steffany Jennyfer Santos de Araújo, que propôs apresentar programas, projetos, sites e ONGs existentes no Brasil que ajudam as meninas do ensino fundamental II e ensino médio a conhecer a área da tecnologia. Já a proposta das discentes Maria Júlia Ferreira de Almeida, Beatriz Melo de Lima e Danyele Silva Dantas de Souza ficou com o terceiro lugar, objetivando a aplicação de campanhas que reforcem a importância feminina na ciência mostrando vidas e obras de mulheres que fizeram história na ciência, sendo, desse modo, uma forma de incentivar jovens estudantes a seguir no caminho tecnológico.

As propostas foram avaliadas pelas docentes Simone Batista, Edna Rangel, Kathiane Santana e Jazielle Carvalho Sá. Os critérios de avaliação utilizados foram coesão e coerência, viabilidade e efetividade do plano de ação, pensamento crítico e referência bibliográfica.

O concurso estava incluído no calendário da Semana da Mulher – série de eventos e postagens elaborados em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Estamos muito felizes com os resultados, esse foi o primeiro concurso que realizamos com a nova diretoria. Ficamos felizes em saber que as meninas que participaram estiveram presentes, se esforçaram bastante e trocaram conhecimentos”, afirma Larissa de Alcântara, diretora de eventos do DAECT. Segundo Larissa, um dos principais objetivos era inventar meninas mostrando que elas são capazes de idealizar e desenvolver projetos.




Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]