Retorno às aulas em estilo remoto, uma nova experiência para a comunidade acadêmica

O novo semestre chamado 2020.6 – antigo 2020.1 -, começará nesta terça-feira (08) em formato remoto, e contará uma nova dinâmica de aulas, tanto para alunos, quanto para professores. Essa nova experiência pôde ser vivida, mesmo que por um curto período de tempo, de forma experimental, através do Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE). 

Promovido com intuito de continuar as atividades acadêmicas durante o período de isolamento social, o PLSE durou pouco mais de um mês – indo do dia 15/06 ao dia 29/07, segundo a Prograd. De acordo com Jossana Maria, Assessora Acadêmica da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), foram ofertadas 1.842 vagas no total e 1.659 discentes foram matriculados, além de 17 diferentes disciplinas. 

Veja abaixo o gráfico detalhado das matrículas no semestre 2020.5: 

A Escola de Ciências e Tecnologia promoveu, ainda, uma série de workshops que tiveram como objetivo a apresentação e discussão da experiência docente no PLSE, com a participação de diversos professores e estudantes. O último deles aconteceu nesta quinta-feira, e contou com a cooperação de André Bessa, coordenador do projeto Multiprova. A playlist completa com todos os encontros do workshop pode ser conferida aqui.

A diferente situação, além de ser um tanto complicada para a equipe acadêmica, trouxe experiências que poderão ser úteis no próximo semestre. Segundo a estudante de graduação de Ciências e Tecnologia, Yara Cristina, a experiência serviu para prepará-la, enquanto estudante, para os desafios de gerenciamento de atividades durante o período de aulas. 

Reverberou, também, a ideia de que os alunos precisam se ajudar nas disciplinas mais complicadas. Assim, discentes que ajudam uns aos outros abrem espaço para melhorar seu próprio aprendizado e repassá-lo, de forma mais fácil e clara, gerando uma corrente de cuidado e disseminação de conhecimento.


Química Geral seleciona monitores para 2022

Os docentes da disciplina de Química Geral do curso de Ciências e Tecnologia estão selecionando monitores para atuarem nas diversas turmas do componente curricular durante o ano de 2022. São ofertadas 12 vagas no total, sendo sete remuneradas. As inscrições seguem até o dia 23 de março de 2022 no SIGAA. Além da prova escrita, […]