Segundo seminário AstroTime acontece nesta quarta-feira

Escrito por: Louise Germano | Publicado em: 4 de outubro de 2022

Nesta quarta-feira, 05 de outubro, acontece o segundo dia do AstroTime, um seminário de Astronomia e Astrofísica que é coordenado pelo professor Leonardo Almeida e com participação do também professor Tarciro Mendes. A reunião será presencial na Sala 4 da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) das 15h às 16h30 e a partir das 15h15, ao vivo no YouTube clicando aqui.

O evento abordará os temas Buraco negro adormecido é descoberto pela primeira vez fora da Via Láctea e Bolha de gás quente é detectada em torno do buraco negro supermassivo da Via Láctea, que serão tratados respectivamente pelos profesores Leonardo Almeida e Taciro Mendes.

O objetivo principal do projeto AstroTime: Seminários de Astronomia e Astrofísica é buscar a consolidação da divulgação científica na ECT e na UFRN, além de, com uma linguagem acessível, alavancar a difusão das linhas de pesquisa realizadas dentro e fora da Instituição, aproximando assim a comunidade do meio acadêmico. “Esperamos atrair mais estudantes da ECT e de outros departamentos da UFRN, além de buscar a participação de mais professores da Astronomia e áreas afins”, afirmou Leonardo Almeida, professor orientador do projeto.

Leonardo afirma que, no mundo atual cercado de canais midiáticos, fatos ligados aos fenômenos celestes, descobertas no Universo e eventos ligados a avanços espaciais estão constantemente presentes. Trazer conhecimentos científicos qualificados, sem “fake news”, distorções ou erros conceituais, é função das instituições de pesquisa e ensino. Ações como o AstroTime são essenciais para mudar o nosso quadro atual, aproximando assim os nossos discentes e a comunidade em geral da pesquisa científica e tecnológica realizada no Brasil e no exterior.

Os próximos encontros do AstroTime ocorrerão nos dias 19 de outubro; 09 e 23 de novembro; e 07 de dezembro, sempre a partir das 15h.