Seis trabalhos do PPgCTI são aprovados em Fórum Internacional da área de Gestão e Inovação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN – PPgCTI aprovou seis trabalhos no V International Forum on Management, evento realizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Évora e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril . O resultado da seleção foi divulgado no último dia 30. 

Dentre os trabalhos aprovados, cinco são derivados da disciplina Gestão da Criatividade, na qual aplica-se o Framework Criativo, de autoria do designer e professor do PPgCTI Cristiano Alves, na pesquisa científico-empreendedora dos discentes que cursaram a disciplina. 

Sobre o Framework, o professor Cristiano explica que é uma ferramenta na qual estimula-se a criatividade dos discentes de maneira colaborativa ou, se preferir, cocriativa. A ideia central é promover a ideação de soluções criativas para problemas cotidianos e/ou profissionais e, ao final da disciplina, os discentes aplicam esse framework em seus respectivos trabalhos de pesquisa do mestrado.

Quanto aos trabalhos aprovados no Fórum Internacional, Cristiano afirma que isso é resultado do bom trabalho dos discentes que usaram todo esse conhecimento nos artigos científicos. “Também é resultado de todos os discentes da turma 2020.1, pois os resultados são frutos da colaboração de todos na disciplina em aceitar a diversidade como insumo da criatividade. Mesmo aqueles que não tiveram os trabalhos aprovados, alcançaram resultados significativos para seus projetos”, finaliza. 

Zulmara Carvalho – coordenadora do PPgCTI -, reforça que os propósitos centrais de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu é a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos qualificados. Nessa direção a produção bibliográfica de programas profissionais é um dos principais desafios de seus gestores. “O aceite de 5 trabalhos em um evento europeu sinaliza que a produção intelectual do PPgCTI está amadurecendo.” comemora. Além disso, outro ponto a ser comemorado, segundo ela, é a interação entre corpo discente e docente, pois esta é uma das expectativas institucionais para programas interdisciplinares.

O evento irá ocorrer nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2021 e seu principal objetivo é promover a reunião de investigadores e profissionais cujo trabalho tem sido relevante para o desenvolvimento da investigação e prática nas diferentes áreas da Gestão e em áreas similares. 

Segue a lista dos trabalhos que foram aprovados e derivam da disciplina de Gestão da Criatividade: 

  • Evaluation of the potential of ideation tools to create technologies aimed at education
    Maria Eduarda Franklin da Costa de Paula, Orivaldo Vieira de Santana Júnior, Zulmara Virgínia de Carvalho and Cristiano Alves
  • Application of the Creative Framework for the improvement of an innovative solution for smart travel itineraries in Europe
    Euriam Araujo, Aquiles Burlamaqui, Zulmara Carvalho and Cristiano Silva
  • Application and evaluation of the creative framework for customer retention business model
    Erick Cortez, Anna Ribeiro, Zulmara Carvalho and Cristiano Silva
  • Creativity management applied to a business model focused on contract management
    Judson Soares, Herculana Santos, Zulmara Carvalho and Cristiano Silva
  • Creativity Processes Applied to Digital Showroom Innovation Management for Cars
    Francelma Macêdo, Jamerson Viegas Queiroz, Zulmara Virgínia de Carvalho and Cristiano Alves

O sexto trabalho, por sua vez, deriva da disciplina Gestão e Economia da Ciência, Tecnologia e Inovação, que configura-se espaço cênico de integração da graduação de C&T e do referido programa de pós-graduação, na qual aplica-se a metodologia Sci2Biz, de autoria da física Zulmara Carvalho como principal estratégia de ensino-aprendizagem da disciplina.

  • Solar Energy: A Market Perspective For Academics Researchs
    Thaís de Araújo de Medeiros, Mariana Azevedo, Alan Victor Santos de Souza, Pablo Augusto Barreto Florêncio, Ana Biatriz Guedes Do Nascimento, Lenise Souza Cardoso de Andrade, Zulmara Virgínia de Carvalho and Heloysa Helena Nunes de Oliveira.

Datas dos Procedimentos Acadêmicos da Coordenação de C&T– Semestre 2021.1

Informamos abaixo os prazos para os procedimentos acadêmicos da Coordenação de C&T. Oportunamente, lembramos que as solicitações de todos os procedimentos descritos abaixo serão realizados, UNICAMENTE, pela Plataforma SECACA (secacademica.ect.ufrn.br). Procedimentos Acadêmicos da Coordenação de C&T – Semestre 2021.1: Edital de Reingresso de 2o ciclo – inscrições de 12 a 26 de julho de 2021 […]

Famoso simulado de Cálculo II ganha sua versão online

Será aplicado no próximo dia 6 de julho o simuladão da disciplina de Cálculo II. A prova acontecerá das 22h30 até 23h59 no Multiprova. Os resultados serão divulgados logo após o término da aplicação. O simulado, que está na sua terceira edição, será online devido a impossibilidade da realização de reunião presencial contendo muitas pessoas […]

Engenheiro só precisa entender de número? O projeto de extensão ‘Bons engenheiros, bons comunicadores’ veio para provar que NÃO!

Foi ministrando a disciplina obrigatória de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (MADU) que a professora Jazielli Sá percebeu que, todo semestre, mais da metade das turmas tinha uma grande dificuldade de realizar o trabalho da segunda unidade, uma vez que este consistia em uma apresentação. “Observei que, todo semestre, para grande parte dos alunos, a […]