Software criado por servidores da ECT obtém registro de propriedade intelectual

Locus é um software de gerenciamento de espaços físicos utilizado pela unidade acadêmica desde 2021.
Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 6 de março de 2024

Na última semana, o software Locus recebeu registro de programa de computador, concedido pela pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro garante a propriedade intelectual do código-fonte e é uma proteção para a autoria e titularidade.

Desenvolvido pelos Técnicos em Tecnologia da Informação Geomerez Raduan de Oliveira Bandeira e Rafael dos Prazeres Soares da Silva e o assistente em administração Viktor Francelino Gruska,  todos lotados na Escola de Ciências e Tecnologia, o programa é utilizado para o gerenciamento de espaços físicos através do controle de reservas de salas e empréstimo de chaves.

Raduan, que é programador, conta que o software, inicialmente chamado Chaveiro Virtual, surgiu de uma demanda apresentada pela Secretaria Administrativa para gerenciar os empréstimos de chaves da ECT. A princípio, ele contava com dois módulos: o primeiro, chamado Usuários, era uma base dos usuários aptos a pedirem empréstimos; já o segundo, Chaveiro, controlava os empréstimos. Com o tempo, o módulo Reservas foi adicionado devido a necessidade de controlar também a reserva de espaços físicos. Foi então que o software passou a se chamar Locus, para indicar essa finalidade.

Através do sistema, o usuário é notificado por e-mail quando a chave é emprestada para que ele reconheça o empréstimo. Caso exceda um número de empréstimos não reconhecidos, a plataforma impede que novos empréstimos sejam realizados até que a situação seja regularizada.

Já no módulo Reservas, integrado à Agenda do Google, os solicitantes, em sua maioria docentes, podem cadastrar reservas para esses locais, especificando data e horário. A plataforma então retorna a solicitação com informações sobre se o local está disponível, indisponível ou se há concorrente que já requisitou o espaço, mas que ainda não foi homologado pela secretaria. Uma vez que a reserva esteja feita, a Secretaria Administrativa pode homologar a reserva e o sistema insere automaticamente na Agenda do Google.

Até o momento, o software tem sido utilizado apenas na ECT, mas nada impede que ele seja inserido em outros departamentos e contribua com a melhora na rotinas deles. “A utilização do Locus permite a unidade ter um histórico de empréstimos de chaves e reservas de espaços físicos, extrato dos dados em gráficos, controle da fila de reservas, integração à Agenda do Google, que permite que os dados fiquem visíveis a todos os interessados”, explica Raduan.

Captura de tela da área de gráficos do Locus

O registro concedido pelo INPI garante a propriedade intelectual do código-fonte do software e a segurança jurídica em caso de disputas judiciais. A validade desse direito é 50 anos a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte à sua publicação ou criação. No site da Agência de Inovação  da UFRN (AGIR), há um passo-a-passo sobre como proceder para obtenção do registro de propriedade para softwares de computador.

Para saber mais informações sobre o Locus, você pode entrar em contato pelo email ti@ect.ufrn.br.