A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) realiza defesa de memorial acadêmico para promoção à classe D, do docente Paulo…
A startup Faceponto, uma iniciativa fomentada pela experiência de seu CEO, Cássio Leandro, durante o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), é finalista no Prêmio Sebrae Startup. Representando a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN) como também e todo RN, na 3ª fase de seleção online do edital, a empresa foi contemplada como top 30 entre as 100 escolhidas na etapa anterior.
Além de garantir presença no evento Startup Summit 2025, que ocorre em Santa Catarina, entre os dias 27 e 29 de agosto, a startup ainda concorre a premiação em dinheiro no valor de R$ 300.000,00, caso seja eleita a campeã nacional. A grande final acontecerá no último dia do evento (29). O Prêmio Sebrae Startups é uma das principais vitrines de inovação do país, reunindo centenas de propostas de todas as regiões.
Fundada em 2018, a Faceponto surgiu como uma solução tecnológica para as questões de gerenciamento de tempo e atividades em uma das empresas de seus fundadores. A startup oferece uma plataforma com inteligência artificial — chamada LeXia — responsável pela automação nos principais serviços de RH, contribuindo com a eficiência e segurança jurídica no que diz respeito à jornada de trabalho nas empresas.
A trajetória da Faceponto é um exemplo de como o conhecimento gerado na universidade pode se transformar em soluções práticas, com impacto real na sociedade e no setor produtivo. “Ficarmos no top 3 em Comércio, Serviços e Inteligência Artificial é de extrema importância para nós e comprova que a tecnologia desenvolvida dentro da UFRN, especialmente na ECT e no PPgCTI, tem potencial para alcançar o Brasil inteiro com excelência”, ressalta Cássio, fundador da startup.
Para quem sonha em empreender dentro da universidade, ele revela que, atualmente, existem diversas instituições de fomento dispostas a apoiar uma ideia inovadora. “E, claro, o mestrado na ECT e todo o apoio científico da UFRN são fundamentais para desenvolver uma visão crítica do negócio. Assim, ao entrar no mercado, você não estará apenas tentando a sorte, mas oferecendo uma solução concreta para um problema real da sociedade”, orienta.
Com sua participação no Prêmio Sebrae Startups, a empresa não apenas busca novos desafios e oportunidades, mas também consolida um marco significativo em sua trajetória, alcançando reconhecimento em nível nacional. E o que estamos vendo representa um novo capítulo na história da Faceponto, levando-a para um futuro promissor além das fronteiras potiguares.