A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) realiza defesa de memorial acadêmico para promoção à classe D, da docente Vera…
Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Inovação (PPgCTI), participaram da terceira edição do NordesteON (NEON). O evento, que ocorreu entre os dias três e quatro de julho no Centro de Convenções de Teresina, no Piauí, tem como meta incentivar a presença de startups do Nordeste no ecossistema de inovação nacional e internacional. Organizado em colaboração com várias instituições importantes, o encontro reforçou a ligação entre empresas inovadoras, investidores e partes interessadas do setor.
O NEON, com mais de 60h de conteúdo, contou com palestras, mentorias, investimentos, rodadas de negócios e uma feira de exposição que apresentou mais de 200 startups nordestinas. Entre elas, estavam a EDscaper e a Jogabilizar, desenvolvidas pelos discentes do PPgCTI, Ernane Bastos, da turma especial da Justiça Federal, e Anderson Baumgartner, respectivamente.
Segundo Ernane, orientado pela professora Zulmara Carvalho da UFRN, a startup EDscaper visa oferecer treinamento para servidores públicos utilizando realidade virtual integrada com jogos sérios. Já a Jogabilizar foi desenvolvida com base na pesquisa do discente Anderson, orientado pelo professor Cristiano Alves da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre a personalização do ensino com uso de inteligência artificial e gamificação significativa. Além disso, a Jogabilizar foi escolhida para representar o estado do Rio Grande do Norte no evento.
Para Anderson, a participação no NEON teve grande impacto. “A vivência no evento ampliou minha visão sobre inovação, posicionamento de mercado e articulação entre pesquisa científica e impacto social real. As mentorias, os painéis e as conexões com outros projetos me ajudaram a refinar ainda mais os caminhos que venho trilhando com a Jogabilizar. Saí do evento ainda mais motivado e com insights valiosos para minha pesquisa e para a expansão da startup.”
Mais do que a oportunidade de trazer visibilidade para suas startups, os discentes do PPgCTI puderam trocar conhecimentos e fortalecer suas propostas em um evento de maior relevância.