Tecnologia à favor da educação: conheça a iniciativa ColabEduc

Plataforma idealizada por Professor da ECT desenvolve jogos educacionais
Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 5 de abril de 2021

“Bom dia pessoal. A gente tá aqui pra resolver um grande problema, que é o problema da educação brasileira”. É assim que o professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Aquiles Burlamaqui, inicia a primeira aula da disciplina de Introdução à Lógica de Programação (LOP), que é obrigatória no Bacharelado em Ciências e Tecnologia. 

Aquiles é o idealizador da plataforma ColabEduc, que é um sistema de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem, sejam eles virtuais ou reais. O primeiro modelo da plataforma foi desenvolvido junto a dois alunos de mestrado, Felipe Raulino e Raiane Martins. De modo geral, na plataforma são criados e disponibilizados jogos que contemplam as competências requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil, fundamental e médio. 

A ideia surgiu quando o professor percebeu que, na disciplina LOP, cerca de 1000 alunos por ano programavam um jogo no final da disciplina, com o intuito de consolidar o aprendizado. Aquiles então pensou que, se direcionado, o código desenvolvido pelos alunos poderia servir para mais coisas. A partir daí, o professor começou a utilizar os códigos dos alunos na criação de jogos educacionais. 

Listagem de projetos da Plataforma (Fonte: www.colabeduc.org/)

Conseguir ensinar de maneira lúdica e divertida é uma das maiores contribuições que a plataforma pode trazer para a educação aqui no nosso estado. “Os jogos só precisam ser mais divertidos que uma atividade para casa tradicional. Se eles forem mais divertidos do que o que já temos hoje tradicionalmente, isso já vai ser um ganho”, comentou o professor.  Até o momento, o ColabEduc conta 1000 programadores cadastrados (em sua maioria alunos da ECT), mais de 400 descrições de jogos, 328 jogos implementados e 359 competências da BNCC contempladas. 

Número de desenvolvedores, descrições, projetos e habilidades (Fonte: www.colabeduc.org/)

O próximo passo da equipe é implementar o uso de Inteligência Artificial, de forma que a própria plataforma consiga reconhecer, por exemplo, quando um aluno está indo bem ou mal em determinado jogo e sugerir algum outro para que ela consiga aprender de maneira mais efetiva. 

O projeto conta com o apoio dos professores da disciplina de lógica de programação da ECT , Rummenigge Dantas, Orivaldo Santana e Idalmis Milian. O colabeduc faz parte da Rede de Laboratórios NatalNet e conta ainda com a colaboração da professora da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), Akynara Aglaé, que é doutora em Educação e coordena projetos que têm contato com escolas públicas da cidade de Angicos. Recentemente, um bolsista foi integrado à equipe para ajudar no desenvolvimento do site.

Algumas ações vêm sendo realizadas como forma de divulgação da ColabEduc. Entre elas, acontecerá o curso “Desenvolvimento de Jogos Educacionais e Gamificação”, durante os meses de maio e junho. O objetivo do curso é que os educadores entendam a ideia do ColabEduc e como os jogos educacionais podem ser uma ferramenta para ajudar no processo de ensino-aprendizagem. 

Para conhecer mais sobre a plataforma acesse o site deles, www.colabeduc.org/.