UFRN amplia contrato de acesso às normas ABNT e ISO

Escrito por: Líria Paz | Publicado em: 1 de julho de 2021

Com a união da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e da  Superintendência de Infraestrutura (Infra), o contrato para consulta das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi ampliado através da Biblioteca Zila Mamede (BCZM). Com isso, foram disponibilizadas 324 normas aos alunos. Anteriormente, a comunidade acadêmica poderia acessar apenas 32.

Agora divididas em três coleções, sendo elas, Normas de Documentação; Normas de Desenho Técnico (11 normas ISO); e Normas de Engenharia. É preciso configurar seu computador com o proxy da UFRN, em seguida entrar no site da ABNT Coleção e escolher qual coleção deseja acessar. Para celulares, essa configuração não é necessária.

A solicitação das 11 normas ISO – Organização Internacional para Padronização, em português (usadas como referências para a elaboração das normas ABNT), foi feita de forma conjunta entre a área de Expressão Gráfica (ECT) e da área de Projetos e Fabricação do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM). Esse é um esforço que visa familiarizar o estudante de engenharia com as Normas Técnicas, e a fim de manter o nível da qualidade do ensino. “Teve a participação de todo mundo, foi todo um esforço.”, disse a professora de Expressão Gráfica, Débora Machado.

Para encontrar a coleção da ECT, basta preencher os campos ISO> Minha coleção > Em vigor. O login e senha “ufrn” são os mesmos para as três coleções, só modificando a empresa, como mostra a imagem abaixo: